Já está no ar o episódio 43 do CRPcast, podcast do CRPRS, com o tema Psicologia e Perícia no Judiciário, debatendo sobre a atuação de psicólogas/os peritas/os, profissionais que realizam avaliações psicológicas no Judiciário.
A atuação da Psicologia na Perícia Judicial está legitimada pelo Decreto que regulamenta a Lei de criação da profissão, de 1964. Ou seja, há 60 anos existe a previsão da atuação da Psicologia na área jurídica realizando perícias e emitindo laudos e pareceres que auxiliam nas tomadas de decisões dos juízes.
As Resoluções do Conselho Federal de Psicologia nº 08 de 2010 e nº 17 de 2012 tratam especificamente sobre essa atuação, marcando a responsabilidade técnica e ética desse fazer.
A roda de conversa é mediada pela conselheira Daiana Meregalli Schütz, presidenta das Comissões de Ética e de Avaliação Psicológica do Conselho, e conta com a participação da psicóloga Raquel Alifredi Paulachi, que compartilha sua experiência como psicóloga perita, e do psicólogo Rodrigo Stachlewski Palma, fiscal do CRPRS.