Duas décadas de transporte em busca de uma conquista: a presença de profissionais da Psicologia e do Serviço Social na rede pública de educação básica. Em 2019, a Lei nº 13.935 deu concretude à luta das duas categorias, colocando como novo desafio a garantia de financiamento para a implementação da normativa em todas as Unidades da Federação.
Para contar essa história, a coordenação nacional criada para manter ativa a mobilização em torno da Lei nº 13.935/2019 lançou na segunda-feira, 14/11, às 15h30, um site que pretende ser um registro dessa longa empreitada. Além de notícias, vídeos, podcasts e legislação sobre o tema, a página virtual agrega materiais diversos e apresenta dez pontos sobre a importância de psicólogas e assistentes sociais na busca por uma educação de qualidade, plural e emancipadora.
A iniciativa é do Conselho Federal de Psicologia (CFP), do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP), da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e da Federação Nacional dos Psicólogos (FENAPSI).
O lançamento, que integrou a programação do 6º Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, contou com a presença de representantes das entidades e foi transmitido ao vivo pelas redes sociais do CFP. Para conhecer o site basta acessar psicologianaeducacao.cfp.org.br.