No sábado, 10/08, o Núcleo de Educação do CRPRS promoveu o evento “Psicologia, Educação e Laicidade: reflexões para a atuação da/o psicóloga/o escolar e educacional” na sede do Conselho, em Porto Alegre. No encontro, as convidadas falaram sobre desafios da profissão.
A psicóloga Renata Plácido Dipp, mestre em Psicologia, coordenadora do Núcleo de Psicologia Escolar do Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia (SAPP/PUCRS) e pesquisadora da psicologia escolar e educacional, fez uma retrospectiva histórica contextualizando a inserção da/o psicóloga/o escolar e educacional em seus campos de atuação.
A posição reducionista da Psicologia e, por consequência, do fazer da/o psicóloga/o na década de 70, com a tendência à patologização e a teoria da carência cultural; o movimento de análise crítica dos anos 80 e 90 e o entendimento que a aprendizagem é fruto de um processo histórico, social, econômico e político; o panorama atual em que o trabalho da/o psicóloga/o está associado à prevenção e promoção de saúde mental com toda a comunidade escolar foram alguns pontos destacados por Renata.
Renata também falou sobre a importância da atuação da/o psicóloga/o escolar e educacional estar comprometida com a realidade social e ter uma interface com os direitos humanos, trabalhando intolerância e preconceitos e culturas de violência. “A prática da/o psicóloga/o educacional é complexa em si, contempla diversidade de relações, discursos, ideologias. É desafiador, mas possível”, afirmou Renata.
A psicóloga Leticia Oliveira Alminhana, doutora em Saúde pela UFJF e pós-doutora pela Universidade de Oxford, Reino Unido, falou sobre o tema da laicidade e sua relação com a prática profissional da psicóloga/o. Para Letícia é preciso falar de religiosidade com uma linguagem científica e ter uma escuta acolhedora, devendo a/o psicóloga/o estar atenta/o às suas próprias crenças. Conceitos trabalhados por Gordon Allport como religiosidade madura ou imatura, intrínseca ou extrínseca e como, a partir dessas definições, podemos relacionar religiosidade e espiritualidade à saúde mental foram pontos apresentados pela convidada. O coping religioso ou espiritual positivo ou negativo e como as pessoas usam sua religiosidade ou espiritualidade para lidar com dificuldades ou situações de estresse foi outro conceito apresentado. “A/o psicóloga/o deve ser treinado para saber ouvir e saber como lidar com a religiosidade e espiritualidade de seus pacientes. Há uma linha tênue para que faça isso sendo ético. O fundamental é ter um olhar científico sobre comportamentos religiosos”, afirma Letícia.
A coordenadora do Núcleo de Educação, Elisângela Zanelatto, ressaltou a importância de se refletir sobre os temas apresentados no evento para uma prática qualificada, levando em consideração sempre o tripé: análise pessoal, espaços de supervisão e educação continuidade.
Lançamento de publicações
No evento, os Núcleos de Educação da Sede e da Subsede Serra lançaram duas publicações que, juntamente com o folder lançado anteriormente, têm como objetivo orientar a categoria sobre a prática profissional das/os psicólogas/os na área da Psicologia Educacional. São materiais informativos e reflexivos sobre Psicologia Escolar e Educacional, considerando a realidade identificada no Rio Grande do Sul.
A publicação “Psicologia na educação: saberes e fazeres” traz informações contextualizando a Psicologia Escolar e Educacional e apresentando alguns temas desafiadores comumente abordados nesse fazer. O material, voltado primeiramente para estudantes e profissionais de Psicologia, também contempla profissionais de educação e instituições educativas. A publicação foi distribuída aos participantes do evento pelos integrantes dos Núcleos de Educação.
Já o ebook “Psicologia Escolar e Educacional: cartografia de um fazer”, traz textos autorais que promovem uma reflexão teórica-prática sobre possibilidades e desafios desse campo de intervenção.
As publicações serão disponibilizadas em breve em crprs.org.br/publicacoes. Acesse para conhecer essas e outras publicações do CRPRS.