A Comissão de Educação do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul lançou a campanha “Psicologia na e com a Educação - Criando possibilidades e promovendo experiências". A ação tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância da Psicologia na Educação e conscientizar gestores municipais sobre a necessidade de incluírem psicólogas e assistentes sociais na educação básica, conforme disposto na Lei 13.935 de 2019.
O evento de lançamento aconteceu na noite de quinta-feira, 28/10, às 19h30, e foi transmitido pelo canal do YouTube do CRPRS. Na ocasião, o presidente da Comissão de Educação, Vinícius Pasqualin, destacou a necessidade da regulamentação da lei no estado: “Foram mais de 20 anos de mobilização e articulação das entidades nacionais e estaduais até a publicação desta. Queremos mostrar para a sociedade o quanto nós, psicólogas/os, podemos contribuir para a educação básica”. Vinícius explicou, ainda, que, mesmo que a presença da categoria nas escolas já seja prevista em lei, ainda é necessário lutar pela sua regulamentação. “Por isso, o CRPRS está sendo muito ativo, neste momento, conversando com parlamentares gaúchos, traçando estratégias para que essas contratações na rede básica realmente aconteçam e realizando campanhas como esta, na qual estamos trazendo o debate para a mídia também.”
Para Silvana Borges, colaboradora do Núcleo de Educação da Subsede Centro-Oeste, a campanha reafirma todo o trabalho de diálogo com as/os psicólogas/os e demais categorias que vem sendo feito. “Durante esse processo, nos aproximamos de outras entidades, também, além da categoria de Assistência Social, como, por exemplo, do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS), do Conselho Estadual da Educação do RS (Ceed/RS) e do Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca – RS)", completou o conselheiro Vinícius, durante a fala de Silvana.
Simone Courel, integrante do Núcleo de Educação da Subsede Serra, e Giordana Rodrigues Chaves, coordenadora do Núcleo de Educação da Subsede Sul, reforçaram o convite para que a categoria participe dos grupos constituídos pelo Conselho, tendo em vista que os núcleos não são espaços destinados apenas para a participação de conselheiras/os do CRPRS. “Estamos muito felizes com o lançamento, porque ele é resultado de um trabalho coletivo. Por isso, é importante destacar que esse é um momento de consolidação, de conhecer nossos pares e procurar pelas/os psicólogas/os da nossa região para debatermos a pauta conforme da realidade de cada município”, salientou Giordana.
Confira algumas contribuições da Psicologia na e com a Educação: