“Acho que esse momento que estamos vivendo é histórico, importantíssimo, de grandes desafios para a nossa profissão. Esse evento vem muito a calhar, é muito oportuno para que essas discussões sejam feitas”, destacou a presidenta da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Marilene Proença Rebello (CRP 06/6133).
Para a representante do Sindicato dos Psicólogos no Estado do Rio Grande do Sul (SIPERGS), a diretora de Políticas Sindicais, Emanuele Luiz Proença (CRP 07/11353), a atuação crítica da/o psicóloga/o é fundamental. “Entendemos que nosso papel enquanto sindicato seja buscar maior inserção da/o psicóloga/o nesse campo de trabalho, atentando para que isso não ocorra de forma precarizada como tem acontecido, infelizmente. Acreditamos que a atuação da/o psicóloga/o na Educação deva acontecer de maneira crítica e articulada com os outros atores e profissionais da Educação, e que esteja comprometida com os questionamentos das ações de medicalização da infância e na construção de uma sociedade menos desigual”, declarou.
A presidenta do Conselho Regional de Serviço Social do Rio Grande do Sul (CRESS), Elisa Scherer Benedetto, resgatou a parceria entre os dois Conselhos profissionais na luta pela regulamentação da Lei nº 13.935/2019. “Lutamos pela inserção de qualidade da Psicologia e do Serviço Social na Educação. Acreditamos que realmente essas/es trabalhadoras/es podem se inserir nas redes e no sistema e contribuir com a Educação”.
Na sequência, a presidenta do CRPRS, Ana Luiza de Souza Castro (CRP 07/3718), reafirmou o compromisso da Psicologia com a Educação. “Reafirmamos nosso compromisso na construção de uma educação inclusiva, não patologizante onde caibam todos os mundos”.
Ana Sandra Fernandes Arcoverde Nóbrega (CRP 13/5496), presidenta do Conselho Federal de Psicologia (CFP), finalizou a mesa de abertura reforçando a importância do evento para a Psicologia. “Recentemente, a pandemia da Covid-19 confirmou a importante e necessária presença da Psicologia na escola, as adversidades sociais causadas pela pandemia que impactaram toda a sociedade trazem um impacto que precisamos observar de forma muito atenta diretamente nos processos de educação básica. Além disso, precisamos reafirmar direitos e lutar por uma educação universal, pública, gratuita e diversa”.
Após a mesa de abertura, a colaborada do Núcleo de Educação da Subsede Serra Simone Courel (CRP 07/17831) fez o lançamento e apresentação da publicação Psicologia na e com a Educação: criando possibilidades e promovendo experiências, criado pela Comissão e Núcleos de Educação do CRPRS.