Mais de 300 psicólogas (os) estão em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, para atender as famílias das vítimas do incêndio na boate Kiss na madrugada de domingo (27/1), onde cerca de 230 pessoas perderam a vida e mais de 100 ficaram feridas. O Conselho Federal de Psicologia (CFP), juntamente com a Associação Brasileira de Psicologia em Emergências e Desastres (Abrapede), o Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRP-07) e a Subsede de Santa Maria, tem disponibilizado equipes para auxiliar os parentes dessas pessoas neste momento difícil.
Comovido, o presidente do CFP, Humberto Verona, disse que a instituição está acompanhando toda situação e elogiou o número expressivo de profissionais voluntários da Psicologia dispostos a trabalhar para dar suporte ao sofrimento das famílias dos envolvidos no acidente. “Parabenizo a iniciativa do CRP-07, da Abrapede e dos psicólogos que se voluntariaram para mobilização e organização desse atendimento. Isso mostra o comprometimento e solidariedade da Psicologia em situações de emergências e desastres”, destaca.
Conforme a presidente do CRP-07, Loiva Leite, a Subsede Centro-Oeste que fica em Santa Maria está centralizando informações e recebendo cadastro de psicólogas (os) e clínicas que possam disponibilizar tratamento gratuito para familiares, sobreviventes, equipes de Saúde e Segurança Pública. “Nosso objetivo é dar apoio e suporte nesse momento de luto, de modo que eles possam ter um pouco mais de conforto em detrimento dessa tragédia”.
Microequipes coordenadas por psicólogas (os) e membros das redes de saúde e coordenação estadual de Saúde Mental estão atuando em alguns Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da região, no Hospital de Caridade, no cemitério Santa Rita de Cássia e no ginásio de esportes de Santa Maria, onde estão sendo feitas as identificações e preparações dos corpos. Rosana Dório, presidente da Abrapede, está na cidade desde ontem auxiliando as equipes e orientando os trabalhos.
De acordo com Loiva Leite, o CAPS Caminhos do Sol, na Avenida Borges de Medeiros, 1897, está fornecendo atendimento 24 horas para familiares das vítimas do incêndio. Outra equipe está acompanhando os velórios e sepultamentos. No ginásio, psicólogas (os) estão trabalhando no suporte e acolhimento aos parentes dos mortos. “Até o final da semana estaremos com um 0800 disponibilizado pela operadora Oi para facilitar na comunicação”, adianta. O número será divulgado no site do CRP-07, http://www.crprs.org.br.
Voluntários
Aqueles que tiverem interesse no trabalho voluntário de auxílio aos parentes das vítimas podem entrar em contato com a Subsede do CRP-07, localizada na Rua Marechal Floriano, 1709/401, em Santa Maria (RS), pelos telefones (55) 3219.5299, (51) 8421.9108, (51) 8421.9107. O site da instituição também disponibilizou uma ficha-cadastro para quem estiver disponível a ajudar.
Fonte: www.cfp.org.br