Na quinta-feira, 04/12, o CRPRS promoveu em sua sede, em Porto Alegre, reunião sobre Psicologia, trabalho e organizações, encerrando as atividades de 2014 do grupo de psicólogos/as que atuam na área da Psicologia Organizacional e do Trabalho.
Desde abril, o grupo vem se reunindo periodicamente no Conselho. Ao todo, foram realizados seis encontros. As discussões iniciaram a partir da necessidade de pensar a relação desses profissionais com o Conselho Regional de Administração e se expandiram para outras relações implicadas nesse campo, como, por exemplo, a produção de conhecimento e demandas contemporâneas do mundo do trabalho. Nos últimos encontros, os psicólogos/as aprofundaram o diálogo sobre assédio moral a partir de casos da esfera pública e privada trazidos pelas os participantes.
"O CRPRS acolheu a demanda de um grupo de psicólogos/as que há algum tempo estava distante do Conselho, mas reivindicava visibilidade e mais espaço, não apenas nas publicações mas, também, nas demais atividades da instituição. Na medida em que esse espaço foi aberto, a participação foi acontecendo de forma continuada e consistente, permitindo a construção de uma proposta de grupo de trabalho para 2015 e, se for o caso, de uma comissão especifica para 2016", explica a conselheira presidente, Alessandra Xavier Miron.
A próxima reunião está agendada para 03/03, às 17h, e irá discutir o papel do/a psicólogo/a o nos espaços de trabalho. Segundo o grupo, quando atuam nesse campo os colegas passam a se identificar como gestores, analistas, técnicos, e a se afastar de sua formação em Psicologia - ainda que muitas vezes ela seja requisito para o cargo. Assim, acabam se perdendo em suas referências éticas, esquecendo-se de ser psicólogos/as, de se colocar a serviço de práticas de saúde, para além das demandas das organizações.