A Psicoterapia, ao longo dos anos, tem sido tema recorrente de debate no âmbito do Sistema Conselhos de Psicologia – que agrega o Conselho Federal (CFP) e os Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs).
Com a missão de avançar em diretrizes acerca do tema, foi constituído no âmbito da Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (APAF) um grupo de trabalho responsável, dentre outras tarefas, pela elaboração de uma resolução que regulamente e delimite o campo e o espaço de atuação de psicólogas/os na prática da Psicoterapia. O texto em construção atualiza a Resolução CFP nº 10, de 2000, que especifica e qualifica a Psicoterapia como prática da/o psicóloga/o.
No dia 25/03, o Conselho Federal de Psicologia realizou um ciclo de audiências públicas voltadas a entidades nacionais da Psicologia, de interface com a prática psicoterápica. Com um total de 18 entidades inscritas, as audiências realizadas possibilitaram a expressão de opiniões especializadas em relação à minuta de resolução.
Embora as sugestões não tenham caráter vinculativo, proporcionaram ao GT um olhar complementar sobre o tema, conferindo também importante momento de reflexão acerca do documento que norteará a prática da Psicoterapia ao longo dos próximos anos para a categoria.
Entre os apontamentos, as/os representantes das entidades avaliaram de forma positiva a minuta, reconhecendo avanços imprescindíveis em relação à Resolução CFP nº 10, de 2000. Registraram, ainda, a percepção de que a construção da normativa tem sido feita de forma cuidadosa na tentativa de contemplar pontos que são rotineiros na atuação no campo da Psicoterapia.
Após a sistematização das propostas, o conteúdo final do texto deverá passar por aprovação definitiva na próxima edição da APAF – marcada para abril.
Construção coletiva
Na abertura da primeira audiência pública, a presidente do CFP, Ana Sandra Fernandes, reforçou o caráter plural do grupo de trabalho que está conduzindo a elaboração da nova resolução, destacando que o coletivo é composto por representantes de todas as regiões do Brasil e que a construção do documento mobilizou todos os CRPs. Ressaltou também que o debate tem sido feito ao longo do tempo de forma ampla, permitindo a escuta de importantes atores ligados ao tema. “A gente entende que precisa revogar a resolução que existe tentando avançar um pouco mais e dar conta de algumas questões, de algumas problemáticas para a atuação da Psicologia neste contexto”, avaliou. Ainda conforme Ana Sandra, a nova resolução vai impactar um número expressivo de psicólogas/os.
A condução das audiências públicas ficou por conta do conselheiro Rodrigo Acioli, que coordena o GT instituído pela APAF para o tema da Psicoterapia. O conselheiro explicou que o grupo de trabalho foi constituído em 2019 e, desde então, muitos encontros e debates foram promovidos levando em consideração vários aspectos que embasam o tema. “Não é simples construir uma minuta de resolução que possa abordar todas as especificidades. Por isso o trabalho é grande”, ressaltou.
As audiências podem ser acessadas a qualquer momento no site do CFP.
Confira as entidades que participaram das audiências do dia 25 de março
Associação Brasileira de Gestalt-terapia e Abordagem Gestáltica (ABG)
Instituto Brasileiro de Psicoterapia Antroposófica (IBPA)
Libertas Comunidade
Rede Autoestima-se – Organização Nacional em Saúde mental e Educação Socioemocional
Federação Brasileira de Psicodrama (FEBRAP)
GT 88 ANPEPP – Psicologia clínica, saúde mental e filosofia
Federação Nacional dos Psicólogos (FENAPSI)
Associação Brasileira de Psicologia Positiva (ABP+)
Associação Brasileira de Neuropsicologia (ABRANEP)
Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (ABPD)
Federação Latino Americana de Análise Bioenergética (FLAAB)
Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos (ASBRo)
Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP)
Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (IBNeC)
Leia mais:
CFP realiza audiências públicas para ouvir entidades especialistas quanto à Minuta de Resolução sobre Psicoterapia
Psicoterapia: CFP e Conselhos Regionais debatem proposta de resolução
Psicoterapia: CFP e CRPs se reúnem para debater estratégias de atuação na área
Psicoterapia é tema de seminário nacional e consulta pública promovidos pelo CFP
Psicoterapia: CFP realiza seminário nacional para discutir formação, qualificação e regulamentação
Fonte: Conselho Federal de Psicologia.