Evento realizado no sábado, 22/02, contou com a participação da doutora em Saúde Coletiva, professora da UFRJ, Ana Cristina Figueiredo.
Baixar o arquivo completo
Versão folheável
O CRPRS promoveu no sábado, 22/02, o Seminário Psicoterapia na Saúde Pública que contou com a presença da doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e supervisora de CAPS, Ana Cristina Figueiredo.
Em sua fala, Ana Cristina destacou a importância do trabalho intersetorial para os profissionais que atuam na rede pública de saúde mental. “O profissional precisa fazer circular a informação, respeitando sempre o sigilo e a privacidade, tendo o cuidado sobre o que deve ser passado e para quem essa informação deve ser transmitida. Deve circular na rede a particularidade do caso, o que significa ir além da psicoterapia”, explica. Essa rede envolve outros serviços e dispositivos, além da saúde, como educação, assistência social, direito civil e jurídico, cultura e lazer.
Segundo a psicóloga, para que isso aconteça é necessário fazer o diagnóstico da situação e do sujeito, buscando pessoas que façam parte da rede do usuário e que possam contribuir para a construção do caso. “O diagnóstico psicopatológico ainda deve ser mantido por uma questão de protocolo, mas além dele é preciso realizar o diagnóstico da situação. Nesse tipo de diagnóstico, o psicólogo estabelece, muitas vezes, uma rede informal envolvendo outros setores e profissionais além da área da saúde. Temos que valorizar essa rede informal”.
Ana Cristina, que segue orientação psicanalítica, declara que a construção do caso é o ponto central da contribuição da psicanálise tanto para a psicopatologia, por meio da construção diagnóstica e dos indicadores para o tratamento, quanto para a saúde mental, por meio de sua aplicação nos diferentes dispositivos de atenção psicossocial e no trabalho em equipe interdisciplinar.
As conselheiras do CRPRS, Lígia Hecker Ferreira e Cristiane Bens Pegoraro, do evento reforçando a importância de se dar continuidade a essas discussões em eventos e nas Comissões de Psicoterapia e Políticas Públicas.
A Comissão de Políticas Públicas se reúne toda quarta-feira, às 19h, na sede do CRPRS. Já a Comissão de Psicoterapia se reúne quinzenalmente às sextas-feiras, às 16h30, na sede do CRPRS. Acompanhe agenda em www.crprs.org.br.
Clique aqui e confira o texto de autoria de Ana Cristina Figueiredo “Três tempos da clínica orientada pela psicanálise no campo da saúde mental”.
* Veja o vídeo completo do evento http://bit.ly/1cLEQNg
Evento realizado no sábado, 22/02, contou com a participação da doutora em Saúde Coletiva, professora da UFRJ, Ana Cristina Figueiredo.