O movimento Despatologiza realizará, na próxima quinta-feira, 30/09, às 19h30, o quarto encontro da jornada de debates “É preciso despatologizar o viver”, com o tema “Despatologizar os ensinaprendizagens”. O evento tem como principal objetivo aprofundar o debate sobre a patologização da Educação nos dias atuais, que retoma à antiga lógica de transformar problemas sociais complexos, como, por exemplo, o da dificuldade no processo de escolarização, em problemas do indivíduo, da natureza de cada uma/um.
Mediado pela pedagoga Juliana Garrido, militante do Despatologia, a discussão contará com as participações de Heloísa de Oliveira Macedo, fonoaudióloga clínica, especialista em linguagens, formadora de professoras/es e conselheira na atual gestão do Conselho Regional de Fonoaudiologia de SP (CREFONO 2), Cláudia Rodrigues de Freitas, professora da Faculdade de Educação e no PPGEedu da UFRGS, e Maria Celeste de Souza, professora, formada em Letras – Português pela FFLCH-USP, na área de Educação, Linguagem e Psicologia.
A atividade será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do Despatologiza. Para aquelas/es que tiverem interesse em receber certificado de participação, durante a transmissão será disponibilizado um formulário no chat do YouTube para preenchimento.
Evento será realizado com o apoio do Conselho Regional de Psicologia de SP, Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de SP (Crefito-3), Conselho Regional de Fonoaudiologia de SP (Crefono2) e Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão DIVerso: Saúde Mental, Redução de Danos e Direitos Humanos da Unifesp.