Chegamos ao final de 2020, um ano atípico em que nos deparamos com uma pandemia e com novos desafios para a sociedade e para a profissão. Independentemente do contexto de atuação, trabalhadoras/es psicólogas/os se viram obrigadas/os a reinventar suas práticas e adotar novas tecnologias e cuidados com biossegurança em seu dia a dia - realidade também vivenciada pelo CRPRS e Sistema Conselhos de Psicologia. Foi um ano desafiador, em que nos vimos diante do agravamento do desmonte de políticas públicas e violações de direitos. Nesse contexto, a Psicologia precisou reafirmar sua defesa pelos direitos humanos, atuando cotidianamente com base no compromisso social, histórico e político, compreendendo a realidade e intervindo a serviço da vida. Enfrentar as desigualdades que acirram as violações de direitos no contexto da Covid-19 faz parte do caminho de valorização e fortalecimento de nossa profissão.
Apesar do isolamento social imposto pela pandemia, 2020 foi um ano de aproximação. Com o uso da tecnologia, a categoria passou a participar mais ativamente das atividades do CRPRS e o Conselho pode estar ainda mais presente na atuação das/os psicólogas/os, dando subsídios para o exercício da profissão nesse novo contexto.
Não sabemos o que nos espera em 2021, mas temos a certeza de que seguiremos juntas/os trabalhando pela promoção da vida e pela defesa de uma sociedade democrática, justa, antirracista, antissexista e que respeite os direitos humanos. Seguiremos resistindo e contamos com todas/os as/os psicólogas/os nessa luta!
Gestão Frente em Defesa da Psicologia RS