O quinto episódio do CRPcast já está disponível nas principais plataformas de áudio (Spotify e Deezer) e no YouTube. Desta vez, o principal tema discutido deu-se em torno da situação de moradoras de ruas que perdem o direito de exercer a maternidade e são separadas de seus filhos.
No quadro “Roda de Conversa”, a conselheira Cristina Schwarz, presidenta da Comissão de Direitos Humanos do CRPRS, mediou um bate-papo com as convidadas Carmen Silveira de Oliveira, psicóloga, e Veridiana Farias Machado, educadora social. O intuito da discussão era trazer à tona a realidade vivenciada por mulheres/mães em situação de rua hoje, na pandemia, a importância da manutenção de laços familiares para as crianças e de que forma o estado poderia atuar para proteger os direitos das crianças nessas condições.
O “CRP Destaca” deste quinto episódio traz informações acerca do 11º Congresso Nacional da Psicologia (CNP) que acontece em 2022 e, ainda, sobre a Proposta de Emenda à Constituição 32 de 2020, conhecida como a PEC da Reforma Administrativa, que, na prática, retira a proteção de trabalhadoras e trabalhadores, precariza os serviços públicos e ocasiona prejuízos à população que necessita desses serviços.
No quadro “Psi, o quê?”, a psicóloga Edna Maria Santos Roland, especialista independente da Organização das Nações Unidas (ONU), fala sobre sua experiência como relatora geral na Conferência de Durban, em 2001, e da importância do evento para a Psicologia, até os dias de hoje. A Conferência de Durban foi a terceira Conferência Mundial contra o racismo, a discriminação racial, a xenofobia e a intolerância, em Durban, na África do Sul.
Já no “Arte Psi”, a conselheira Roberta Gomes, presidenta da Comissão de Relações Étnico-Raciais do CRPRS, traz duas dicas culturais para pensar o feminismo antirracista e a luta antimanicomial. A primeira sugestão é do livro “Um feminismo decolonial”, de Françoise Vergès, que mostra a luta pela igualdade de gênero, de modo geral, como um movimento que ainda não dialoga com as pautas antirracistas, e a segunda é sobre espetáculo “Classe Cordial”, do diretor Jardel Rocha, disponível no YouTube em formato de vídeo-teatro, que expõem relatos reais de pessoas, em especial de mulheres, que foram silenciadas em “espaços manicomiais”.
O episódio é apresentado por Leocádia Costa e é produzido pela empresa Mirai.
Acompanhe os episódios do CRPcast e conheça a diversidade e a transformação que o trabalho da Psicologia promove na vida das pessoas.
Confira o Episódio 5:
- Spotify
- Deezer
- YouTube