O CRPRS inaugurou no último sábado (06/10) mais um polo regional dentro de sua política de descentralização. O Polo Bagé, que congrega profissionais da Psicologia de toda a região da Campanha, é o quinto a entrar em funcionamento. A agenda de reuniões será mensal.
A atividade, que contou com o presidente da Comissão de Ética do CRPRS, conselheiro Sílvio A. Lopes Iensen, e do coordenador da Área Técnica, psicólogo fiscal Lucio Fernando Garcia, além da conselheira Patrícia de Moraes Silva, presidente da Comissão de Descentralização, reuniu dezenas da psicólogas/os no Centro do Idoso de Bagé.
Entre os temas debatidos com a categoria, a importância dos Polos para a gestão do CRPRS e o papel de organização política da categoria em nível regional. “Os Polos são espaços institucionais do Conselho, um fórum para a categoria se organizar e levar as demandas da região para o CRPRS”, disse a conselheira Patrícia.
O presidente da Comissão de Ética, por sua vez, apresentou às/aos presentes as principais Resoluções sobre a prática profissional, com destaque para as novas regras de atendimento online, que entram em vigor no dia 11 de novembro, e as práticas integrativas que foram recentemente incorporadas às ofertas terapêuticas do SUS.
Também foi apresentado o funcionamento do Sistema Conselhos, a legislação que regulamenta a profissão, a importância da interlocução com o judiciário e outros temas de interesse da categoria. O Polo será coordenado pela psicóloga Mayra Osório.
É o quinto Polo oficializado pelo Conselho dentro de sua política de descentralização, garantida pela Resolução 06/2017 – atualmente estão ativos os polos Litoral Norte, São Borja, Celeiro e Alto Uruguai. As estruturas têm como função primordial aproximar o CRPRS de localidades distantes da sede ou das subsedes, como forma de dar vazão às demandas regionais de psicólogas/os e estudantes.