A mesa Convergência das Migrações: contra o racismo e contra a xenofobia foi realizada na sexta-feira, 24/01, no auditório da Procuradoria da República – Ministério Público Federal. A atividade que faz parte da programação do Fórum Social das Resistências foi promovida pelo Conselho Federal e Regional de Psicologia, Coletivo La Clandestina, Instituto Parrhesia. A criminalização do processo migratório, estratégias de enfrentamento a governos fascistas em todo o mundo foram alguns dos pontos destacados pelas/os convidadas/os.
Representando o CRPRS, a psicóloga Sandra Fagundes falou sobre o exercício de cidadania, de escuta e de acolhimento necessários. “Todo ser humano precisa de um outro que o cuide. Como se produz amparo? Precisamos conhecer, ouvir o que o outro tem para trocar. Só assim podemos lutar contra o desamparo vivido pelos imigrantes”. Sandra integra o Fórum Gaúcho de Saúde Mental e Sociedade Brasileira de Psicanálise e a Comissão de Direitos Humanos do CRPRS.
Além de Sandra, participaram do evento as/os seguintes convidadas/os: Fatima Ali, vice-presidente Federação Árabe Palestina do Brasil FEPAL – Palestina; Alessia Dro, Movimento de Mulheres de Kurdistan; Vanito Ianium Vieira Cá - UFRGS - Guiné-Bissau; Mor Ndiaye, presidente da Associação de Senegaleses em Porto Alegre – Senegal; Martín Silva Vasquez, Colectivo La Clandestina – Peru; Maxwell Brewster, Coordenação do Fórum Permanente de Mobilidade Urbana - Rio Grande do Sul; Guilherme Oliveira Curi; Fórum de Migrações da UFRJ e POSCOM/UFSM - Rio Grande do Sul e Loua, Artista músico-percussionista-dançarino ator de teatro, empreendendor proprietário da loja SANKOFABUTIK - Costa do Marfim. Luis Bassegio, Presidente CDHIC, Rede Espaço Sem Fronteiras, Grito dos Excluídos Continental, Fórum Social Mundial das Migrações - São Paulo participou virtualmente.
A moderação da atividade foi de Catalina Revollo Pardo, Coletivo La Clandestina, DIASPOTIS e Fórum das Migrações da UFRJ – Colômbia .