Em 28/01, o Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRPRS) participou de reunião com Anistia Internacional Brasil, maior organização de mobilização por justiça social no mundo. A organização está visitando instituições e comunidades em diferentes municípios, para construir um relatório que aborde a reconstrução pós-enchentes de maio de 2024.
A reunião contou com a participação do pesquisador da Anistia Internacional Brasil, Ygor Sarmanho Vasconcelos, da presidenta do CRPRS Miriam Alves, da coordenadora técnico-político Flávia Matos e do assessor técnico de políticas públicas Jordan Mello. Entre os assuntos tratados foram abordados aspectos da reconstrução psicossocial.
O pesquisador explicou que o relatório, fruto da incursão no estado, servirá como piloto para outros eventos climáticos, contendo um diagnóstico do que foi realizado, recomendado e o que pode funcionar, como por exemplo, experiências e tecnologias de cuidado dos territórios e movimentos sociais, anúncios e cozinhas comunitárias.
A presidenta do CRPRS, apresentou um panorama das ações do Conselho de Psicologia, iniciadas na enchente ocorrida em setembro de 2023, no Vale do Taquari, a criação do GT* Ecologias, Emergências e Desastres, passando pela articulação com Estado, o direcionamento dos voluntários para um cadastro unificado e a validação do Conselho das/os profissionais cadastradas/os, além da oferta de informações e orientações à categoria através de vídeos, textos, webinários e rodas de orientação on-line, assim como as duas etapas de Rodas de Orientação presencias realizadas em 7 municípios em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS).
O relatório, encomendado pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos, deverá ser lançado em maio, quando os eventos climáticos extremos completa um ano.
*Em reunião plenária de 18 de maio de 2024, a Gestão Frente em Defesa da Psicologia RS decidiu transformar o atual Grupo de Trabalho em Emergências e Desastres na Comissão Ecologias, Emergências e Desastres.