O Conselho Federal de Psicologia (CFP) acaba de lançar o relatório do XII Seminário de Psicologia e Políticas Públicas: interface entre Psicologia e populações em situação de refúgio, migração e apatridia.
O material integra ação estratégica do CFP para atender uma importante demanda da categoria, apresentada durante o 11º Congresso Nacional da Psicologia (CNP).
O relatório reúne a íntegra das palestras apresentadas e busca compartilhar, de forma sistematizada, as informações destacadas durante o evento, auxiliando psicólogas/os, estudantes e pesquisadoras/es na busca de orientações sobre a atuação profissional voltada a pessoas em situação de migração.
A publicação destaca questões como análise geopolítica sobre o sistema capitalista e fluxos migratórios; interseccionalidades, violência e acolhimento; cosmovisões, memórias, território e identidade; e intervenção e estratégias relacionadas a Psicologia, direitos humanos e políticas públicas.
Lançado durante o 1º Congresso Brasileiro de Psicologia e Migração (PsiMigra), realizado em Belo Horizonte/MG, o documento já está disponível para todas(os) as(os) psicólogas(os) neste link.
Fonte: Conselho Federal de Psicologia