O Núcleo de Relações Raciais, vinculado à Comissão de Direitos Humanos, realizou sua primeira atividade em 11/03, com o tema "Relações raciais e o feminino", na sede do CRRPS, em Porto Alegre. O debate, que faz parte dos encontros tranversalizados pelo tema "Direitos da Mulher" que estão sendo realizados em março pela Comissão, teve como convidada a psicóloga Maria Luísa Pereira de Oliveira.
Gláucia Fontoura, psicóloga e colaboradora do CRPRS, iniciou apresentando linha do tempo que trazia o histórico de ações da Comissão de Direitos Humanos envolvendo o tema das relações raciais, como as rodas de conversa realizadas e as parcerias com diferentes instituições. Conforme Eliana Xavier, coordenadora do núcleo, "a linha do tempo trouxe dados que ratificaram a criação do Núcleo de Relações Raciais, na medida em que assinala as interlocuções do CRPRS com o movimento social negro e com trabalhadores das distintas políticas públicas."
A convidada da atividade, psicóloga Maria Luisa Pereira, realizou fala sobre o impacto da discriminação racial na vida das mulheres. Maria Luisa desenvolveu sua dissertação de mestrado em Saúde Coletiva com mulheres negras vitimadas pela discriminação racial integrantes do programa SOS Racismo, desenvolvido pela ONG Maria Mulher. A psicóloga apresentou a perspectiva histórica da construção do racismo, mostrando a desigualdade racial desde o início da história brasileira até a atualidade. Maria Luisa trouxe à discussão o fato de que, no início de sua pesquisa, nenhuma participante mencionou ter sido discriminada na vida, mas começaram a falar das discriminações vividas após compartilharem suas experiências como mulheres e como negras. No debate, mesmo os participantes que comentaram nunca terem passado por uma situação de discriminação racial relataram visualizar a hierarquia racial nas relações do dia a dia.
Os debates no CRPRS pautados pelo tema "Direitos da Mulher" seguem com a atividade "Violência de Estado e a questão das mulheres presas", em 18/03, às 17h, no Auditório do CRPRS (Av. Protásio Alves, 2854 - 4º andar), em Porto Alegre.