Reunião ampliada da Comissão de Educação realizada na noite de quinta-feira, 15/04, reuniu psicólogas/os de diferentes regiões do estado para discutir sobre a regulamentação da Lei 13.935/2019 e as implicações da Psicologia na Educação.
O presidente da Comissão de Educação do CRPRS, Vinicius Pasqualin, falou sobre a trajetória da Comissão e do trabalho de mobilização que vem sendo feito pela regulamentação da Lei 13.935/2019, que garante a presença de psicólogas/os e assistentes sociais na rede pública de Educação Básica. Destacou o esforço em orientar sobre a atuação da/o psicóloga/o no contexto da Educação e da importância de a categoria se apropriar das políticas públicas. “Precisamos discutir sobre uma Psicologia não patologizante, antirracista, não capacitista e como nossa prática atravessa o território da Educação”. Nesse sentido, o CRP vem trabalhando com o tema em três eixos: categoria, gestores e comunidade.
A complexidade da Lei e o papel da Psicologia no combate às desigualdades na Educação foram destacados pelas/os participantes do evento como pautas que precisam ser debatidos pela profissão.
A reunião contou com uma fala de boas-vindas da presidenta do CRPRS, Ana Luiza Castro, e com a participação da presidenta da Comissão de Descentralização, Eliana Bortolon, da coordenadora do Núcleo de Educação da Subsede Centro-Oeste, Silvana Borges, da integrante do Núcleo de Educação da Subsede Serra, Simone Courel, além de coordenadoras/es de Polos e psicólogas/os de diversas cidades.
Pensando em temas para os próximos encontros, Eliana Bortolon destacou a necessidade de se ampliar o debate sobre as implicações do retorno às aulas presenciais em tempos de pandemia. “A diversidade de realidades nas escolas nos convoca a pensar na complexidade de um posicionamento sobre o retorno ou não das aulas presenciais. Sabemos o quão importante é a escola, mas não temos vacina para todas/os. Diante disso, a Psicologia é fundamental para pensar nessa diversidade. Enfrentar a pandemia é muito diverso e não temos uma única resposta”, ponderou.
A reunião também contou com uma breve apresentação da representação da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) no Rio Grande do Sul, feita por Berenice Moura.
- Acompanhe a agenda de reuniões da Comissão e dos Núcleos de Educação do CRPRS em crprs.org.br/atividades.