Professores, estudantes e coordenadores de cursos de Psicologia do Rio Grande do Sul se reuniram no CRPRS, em Porto Alegre, nesta sexta-feira (23), para debater a revisão curricular das graduações como parte da agenda de encontros do Ano da Formação em Psicologia. Os participantes elaboraram nove propostas de mudanças que serão levadas ao Encontro Regional, que ocorrerá em Florianópolis no dia 14 de abril.
As propostas se concentraram em três eixos definidos pelos participantes: concepção geral da formação acadêmica, perfil do egresso e metodologias de ensino-aprendizagem, que inclui estágios, ensino a distância (EaD) e pesquisa. Foram reforçados o caráter generalista da formação de psicóloga/o e um perfil de egresso com ênfase em princípios humanistas, como percepção crítica da realidade, diversidade e contextualização histórica.
A reunião, coordenada pela conselheira do CRPRS Maytê Raya Amazarray, teve também intervenções de caráter político – especialmente no sentido de transformar os grupos de discussão da revisão curricular em “focos de resistência e pressão” contra o avanço das tentativas de mercantilização do ensino superior, com ênfase na universalização do Ensino a Distância (EaD). Entre as propostas aprovadas está a limitação da oferta de EaD a até 20% da carga horária total do curso.
Houve também advertências em relação à democratização do debate sobre a reforma curricular, já que o cronograma para a discussão das propostas acabou se mostrando insuficiente para um debate de qualidade. Nesse sentido, os professores e coordenadores de cursos presentes decidiram manter a articulação em torno de uma defesa da educação de qualidade e marcaram a próxima reunião para a primeira sexta-feira de abril (6). O encontro será realizado à tarde, na sede do CRPRS.
A representante da Associação Brasileira de Ensino em Psicologia (Abep) presente à reunião, Eliz Wiggers, explicou que o processo de construção das novas Diretrizes Curriculares Nacionais inclui um prazo de consulta pública para o documento que resultar dos encontros regionais e do Encontro Nacional, marcado para maio em Brasília. A consulta estará disponível no segundo semestre de 2018.
Na próxima segunda-feira (26/02) ocorre a reunião para revisão curricular na Subsede Serra, em Caxias do Sul. A reunião da Subsede Centro-Oeste, em Santa Maria, foi realizada no dia 20 de fevereiro.
Leia a íntegra das nove propostas aprovadas na reunião da Sede do CRPRS.
• Reafirmar a formação generalista das graduações em Psicologia e debater a concepção de ênfase nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN);
• Atualizar, nas DCN dos cursos de Psicologia, as ênfases e processos de trabalho para garanti que mantenham a formação generalista;
• Questionar a obrigatoriedade da oferta de licenciatura nas instituições de ensino superior (IES) em razão de fatores relacionados a mercado de trabalho e sustentabilidade dos cursos;
• Formar profissionais com competências e habilidades vinculadas aos seguintes princípios ético-políticos: transdisciplinaridade, saúde integral, garantia de direitos, contextualização histórica e política, percepção critica vinculada às condições de vida da população brasileira e regional, diversidade e multiplicidade, envolvendo questões étnico-raciais, direitos humanos, pessoas com deficiência e educação ambiental;
• Apoiar a manutenção do limite de até 20% da carga horária do curso composta por disciplinas ofertadas na modalidade EaD, desde que assegurado que a distribuição dessa carga horária não prejudique o desenvolvimento de competências pertinentes à formação da psicóloga/o;
• Incluir, nas DCN, exigência para que os docentes psicólogos que são orientadores de estágios tenham carga horária mínima de 30 minutos semanais por aluno orientado, garantindo assim a qualidade da realização dos estágios;
• Alterar o artigo 25 das DCN, prevendo que os cursos de Psicologia possuam espaço físico próprio e adequado para a instalação dos serviços-escola, com ênfase na oferta de atividades vinculadas ao projeto pedagógico do curso em sua diversidade;
• Garantir aos cursos de psicologia um percentual significativo – sugestão de mínimo de 10% da carga horária total do curso – para atividades de extensão voltadas às comunidades, tendo também por finalidade embasar atividades de pesquisa e de ensino de forma vinculada à proposta pedagógica do curso. Essa carga horária não deve se sobrepor às atividades de estágio.
• Revisar as orientações relativas aos estágios em Psicologia e serviços-escola produzidos pela Associação Brasileira de Ensino em Psicologia (Abep) em parceria com o CFP, assim como outros materiais de orientação produzidos pelos Conselhos Regionais de Psicologia, para garantir que que sejam aprovadas no formato de Resolução do Sistema Conselhos.