A vice-presidenta do CRPRS, Maynar Vorga, participou nesta quinta-feira, 20/01, de reunião entre diversas entidades municipais de Porto Alegre (incluindo representantes da comunidade da Vila Cachorro Sentado), a Secretaria Estadual de Saúde e a Comissão de Saúde Mental do Conselho Estadual de Saúde, da qual o CRPRS faz parte, para tratar da readequação das casas do Residencial Morada São Pedro. Na reunião também foi apresentado um projeto cultural, em uma iniciativa da comunidade da Vila Cachorro Sentado.
Como encaminhamento, as/os participantes definiram que será realizada uma visita ao local e organizada uma nova reunião das entidades. A conselheira Maynar sugeriu que, para a próxima reunião, as/os usuárias/os de saúde mental residentes no Morada São Pedro também sejam convidadas/os.
O Morada São Pedro faz parte da estratégia de desinstitucionalização das/os moradoras/es do Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP). De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, a previsão é de que até 2023, 100% das/os usuárias/os que vivem no HPSP passem a residir fora do Hospital e a receber cuidado em liberdade.
O processo de desinstitucionalização consiste em ações que buscam garantir o cuidado integral por meio de estratégias não asilares e de cuidado em liberdade, na perspectiva da promoção de autonomia e o exercício de cidadania, buscando sua inclusão social e melhora na qualidade de vida.
Os Serviços Residenciais Terapêuticos são alternativas de moradia para aquelas pessoas com internação psiquiátrica de longa permanência que não contam com um suporte familiar/social adequado. São articulados à rede de atenção psicossocial, incluindo lazer e serviços que permitam um suporte na reabilitação psicossocial.