A conselheira Miriam Alves, presidenta da Comissão de Processos Clínicos e Psicossociais do CRPRS, esteve em Brasília participando de reunião promovida pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) com representantes dos Conselhos Regionais. O encontro, que aconteceu na terça, 22/02 e quarta-feira, 23/02, deliberado na Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (APAF) de 11/2021, teve o objetivo de discutir a minuta de Resolução que dispõe sobre diretrizes e deveres para o exercício da psicoterapia por psicólogas/os. O texto atualiza a Resolução CFP nº 10, de 2000, que especifica e qualifica a Psicoterapia como prática da/o psicóloga/o.
“Considerando as diversas linhas teóricas reconhecidas no campo da Psicologia enquanto ciência e profissão, e os diferentes modos e espaços de atuação de psicólogas/os, o processo de construção desta minuta de resolução tem sido realizado por meio de muitas discussões por dentro do sistema conselhos e, na sequência, será realizado o diálogo com entidades envolvidas com a psicoterapia. A Minuta é constituída por seis seções, as quais abordam desde princípios e deveres da prática psicoterápica realizada por psicólogas/os, contrato terapêutico, passando por sigilo, setting psicoterapêutico, entre outros.”, explica Miriam.
As/os representantes dos conselhos regionais têm avaliado o conteúdo produzido pelo GT da APAF e, a partir dessa análise, proposto ajustes e modificações. Realizada essa elaboração, a minuta será ainda compartilhada com entidades e associações da Psicoterapia em audiência, para que expressem o próprio entendimento acerca do material e apontem contribuições. O objetivo é que o texto da resolução seja apresentado na próxima APAF, em abril, para posterior publicação e divulgação.
Ainda durante o encontro, o coletivo irá apreciar a nova versão do documento “Reflexões e Orientações sobre Psicoterapia”, cujo conteúdo havia sido apresentado previamente durante a APAF de 11/2021 e recebeu uma série de considerações dos CRPs.