Na noite de sexta-feira, 10/06, foi realizada uma reunião pública alusiva ao 18 de maio – Dia da Luta Antimanicomial, na Câmara Municipal de Caxias do Sul. A iniciativa foi realizada pela a Subsede Serra do CRPRS em parceria com a Mesa Diretora da Câmara, presidida pela vereadora Denise Pessôa. A atividade contou com a participação da conselheira Cristina Schwarz, do psicólogo Luís Carlos Bolzan, da psicóloga Raquel Rodrigues Bierhals e da assistente social Lourdes Salete Susin serão as/os convidadas/os.
A criação da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental, no Legislativo caxiense, deverá ser proposta nos próximos dias, como anunciou a vereadora Rose Frigeri (PT). A vereadora garantiu que levará adiante outras demandas do encontro, sugeridas pelo psicólogo Luís Carlos Bolzan: prestação de contas periódicas das comunidades terapêuticas, pelo município; o porquê de ainda existirem hospitais psiquiátricos (manicômios), sendo que vigoram legislações federal (há 20 anos) e estadual (há 30 anos) que os proíbem; pensar na Psicologia como parte da Atenção Básica de Saúde.
A parlamentar também acolheu ideias da jornalista e escritora Maya Falks, recém-anunciada patrona da 38ª Feira do Livro de Caxias do Sul. Usuária dos serviços públicos municipais de saúde mental, Maya pediu que o atendimento contasse com ferramentas culturais, como oficinas e outras formas de terapia pela arte. Como integrante do Conselho Municipal de Cultura, propôs, ainda, um centro de atendimento psiquiátrico dentro do complexo da Metalúrgica Abramo Eberle, onde os pacientes teriam, ao mesmo tempo, o tratamento de saúde e o acesso aos espaços artísticos.
A conselheira do CRPRS agregou ao debate o fato de haver uma discrepância entre o que já se encontra previsto em lei e o que é posto em prática, por meio de políticas públicas. Para Cristina, a visão predominante sobre saúde mental carrega históricos preconceitos, tais como: racismo, sexismo, segregação de classes, etc.
A assistente social Lourdes Salete Susin, coordenadora coordenadora do CAPS II Cidadania e do CAPS II Integração, comentou sobre a organização da Rede de Atenção Psicossocial no município.
Em seguida, a psicóloga Raquel Bierhals, diretora da Rede de Álcool e Drogas, atendendo pela gestão do CAPS AD Reviver, salientou como é feito o trabalho junto à população em situação de rua.
Neste ano, a campanha do CRPRS alusiva ao Dia da Luta Antimanicomial “Descolonizar pra cuidar em liberdade“ reforça a importância de defendermos uma sociedade sem manicômios e a necessidade de descolonizar nossos pensamentos para construirmos um mundo mais democrático, justo, diverso e igualitário, unindo as lutas antimanicomial e descolonial. Clique aqui e saiba mais.
Informações: Assessoria de Imprensa Câmara Municipal de Caxias do Sul (Fábio Rausch - MTE 13.707)
Fotos: Gabriel Lain - Câmara Municipal de Caxias do Sul