A Comissão de Políticas Públicas do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul promoveu na última quarta-feira [b]Reunião Temática sobre novas práticas de cuidado em saúde mental[/b]. O encontro aludiu ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial – 18 de maio – e visou a promover o debate sobre práticas de cuidado em saúde mental orientadas pelos princípios da Luta Antimanicomial e em prol da Reforma Psiquiátrica.
Foram relatadas duas experiências inovadoras junto a usuários dos serviços de saúde mental e às comunidades envolvidas. A psicóloga Fernanda Fontana Streppel apresentou o trabalho “Potência Mental no ar... rádio-acontecimento em saúde mental”, que aborda a experiência do Coletivo “Potência Mental”, rádio comunitária de Porto Alegre que conta com a participação dos usuários [i](confira o artigo no link abaixo)[/i].
Além desta experiência, foi apresentado o trabalho da equipe do Ponto de Cultura e Saúde "Falando a gente se entende”, do Grupo Hospitalar Conceição, que realiza o programa de rádio Quartas Intenções na rádio comunitária Rubem Berta, em que desenvolvem atividades com usuários dos serviços de saúde mental do GHC.