A Revista Psicologia: Ciência e Profissão comemora em 2024 seus 45 anos de publicações. E para marcar a importância dessa jornada, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) preparou um conjunto de ações que busca fortalecer e ampliar ainda mais o escopo do periódico científico que é referência na Psicologia brasileira.
Criada por meio da Resolução CFP 26/1979, a Revista PCP é uma publicação científica de excelência internacional, com a nota A2 no sistema Qualis de avaliação de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação.
O periódico reúne artigos originais referentes à atuação profissional da/o psicóloga/o, à pesquisa, ao ensino ou à reflexão crítica sobre a produção de conhecimento na área da Psicologia. Sua principal missão é contribuir para a formação profissional da/o psicóloga/o brasileira/o, bem como socializar o conhecimento psicológico produzido por aqueles que pesquisam e/ou atuam na área.
“A Revista PCP celebra quatro décadas e meia de contribuições à produção científica sobre o fazer da Psicologia brasileira, numa perspectiva de ciência enquanto ação política. Uma revista criada no ano das comemorações do centenário do laboratório de Wundt, na Alemanha, instituída em 1879 e considerada o marco da Psicologia como saber científico. É, portanto, um produto de enorme orgulho para toda a categoria”, ressalta o presidente do Conselho Federal de Psicologia, Pedro Paulo Bicalho.
45 anos da PCP
Dentre as atividades que vão comemorar os 45 anos da Revista PCP está a criação dos canais oficiais do periódico nas redes sociais. O Instagram e o Facebook passarão a ter perfil próprio com conteúdo da revista, ampliando sua visibilidade para a categoria e para a sociedade.
Siga a revista PCP no Instagram e Facebook .
Também está prevista uma edição especial da Revista PCP sobre os 50 anos do Conselho Federal de Psicologia, a ser lançada em agosto, mês da Psicologia brasileira – inclusive em edição impressa. Na seção fluxo contínuo, também será lançado um dossiê de cinco artigos sobre os 45 anos do periódico.
A conselheira Neuza Guareschi, editora-chefe da Revista, explica a importância da iniciativa: “Estamos organizando uma edição especial com o objetivo de registrar a história dessa instituição, bem como fomentar algumas reflexões sobre os processos de construção dessa Autarquia. O número especial deve trazer de 15 a 18 artigos, que vão discutir as memórias da Psicologia – desde a institucionalização do Sistema de Conselhos, passando por aspectos de gestão, instâncias, deliberativas e também sobre a questão da ética, da Psicologia e dos direitos humanos, sobre orientação e fiscalização, e as resoluções próprias que o Conselho Federal já produziu”, detalhes.
Balanço
Em 2023, a Revista Psicologia: Ciência e Profissão publicou um total de 116 artigos, entre os quais 112 do fluxo contínuo regular e quatro na categoria dossiê. Nesta última, três deles relacionados aos 20 anos do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI) e um sobre o Sistema de Avaliação de Práticas Psicológicas Aluízio Lopes de Brito (SAPP) , lançado em 2022.
A revista também vem realizando mudanças em sua página no site do CFP , de modo a ampliar o acesso ao periódico para além da plataforma da SciELO e da Pepsic, onde estão alocados todos os textos do PCP publicados desde 1979 até os dias atuais.
Com o objetivo de discutir tendências, compartilhar conhecimentos e estabelecer parcerias estratégicas no campo da editoração científica, em novembro de 2023 a equipe da Revista participou do Abec Meeting 2023 , realizado em Foz do Iguaçu/PR.
Ao longo do último ano, o periódico teve um registro de publicação de 116 artigos na plataforma da SciELO , quantitativo inédito na história da publicação. Os textos contemplam quase todas as áreas da Psicologia brasileira.
“O que chama a atenção é que a revista tem caráter bastante generalista dentro da Psicologia, ou seja, contemplamos quase que todas as áreas da Psicologia – algo que considera um avanço importante na produção do conhecimento e no trabalho dos profissionais da Psicologia e das práticas psicológicas”, pontua Neuza Guareschi.
Fonte: Conselho Federal de Psicologia