A 1ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, ocorrida no ano 2000, foi uma oportunidade para que todo o Brasil conhecesse o que é produzido e praticado no Estado do Rio Grande do Sul. Na 2ª edição da Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, que vai acontecer no mês de setembro, em São Paulo, o Rio Grande do Sul já conta - entre profissionais e estudantes - com 790 inscritos.
A participação e mobilização dos profissionais e interessados gaúchos em uma Psicologia mais atuante, democrática e cidadã é muito importante para a construção deste grande evento e para o crescimento cada vez mais expressivo da 2ª Mostra.
INSCRIÇÕES DE TRABALHOS
A 2ª Mostra – evento que será o ápice das comemorações dos 50 anos da profissão no Brasil - já tem mais de 14 mil inscritos em todo o país e com a sua ajuda podemos tornar este evento cada vez mais rico em experiências, trocas e intercâmbios entre psicólogas, psicólogos e a sociedade.
Já são mais de 2500 trabalhos inscritos na Mostra e as inscrições podem ser feitas no formato de pôsteres ou vídeos e realizadas pelo site da 2ª Mostra - mostra.cfp.org.br, dentro do menu lateral, no campo “Inscrição”.
Lembramos que a segunda etapa de inscrição de trabalhos na 2ª Mostra Nacional vai até o dia 31 de maio. Não deixe de inscrever seu trabalho para que os profissionais de todo o Brasil conheçam suas práticas e processos de trabalho!
CONFIRA O QUE PSICÓLOGAS E PSICÓLOGOS DO RIO GRANDE DO SUL TÊM A DIZER SOBRE A IMPORTÂNCIA DA 2ª MOSTRA:
“A 2ª Mostra é fundamental para divulgar a diversidade dos psicólogos do Brasil inteiro e mostrar a diversidade de ações destes profissionais, para que eles se conheçam e se descubram como uma categoria nacional, presente em todo o país”.
Loiva dos Santos Leite – Psicóloga
“A 2ª Mostra é um espaço de comemoração e ela nos ajuda a retomar memórias para que possamos repensar a profissão, buscar momentos de combinação coletiva, ver e pensar o presente a partir de uma marca do passado que são os 50 anos, que para nós é um tempo breve e intenso. O RS deve participar desta Mostra pois tem uma grande tradição de construção da Psicologia”.
Helena Scarparo – Psicóloga
“A Mostra é um espaço de socialização de saberes, além de ser uma forma criativa de expressar as diversas práticas dos psicólogos e psicólogas em âmbito nacional. Espero um espaço dialógico, inventivo e de troca, onde possamos sair contagiados por ideias novas”.
Aline Hernandez – Psicóloga
“A 2ª Mostra é uma oportunidade de apresentarmos a Psicologia que estamos construindo nesses 50 anos de profissão no Brasil e que, especialmente nos últimos 20 anos, está presente em diferentes campos de atuação e em uma extensa gama de práticas. A Psicologia brasileira tem se mostrado cada vez mais inventiva e espero ver esta diversidade de práticas presente neste grande encontro que se fará uma festa, com a presença de representantes de todos os estados brasileiros. Os(as) Psicólogos(as) gaúchos(as) não vão ficar fora deste momento histórico. Vamos estar lá, com muitas caravanas e com a energia que caracteriza nossa região!”
Vera Pasini – presidente do Conselho Regional de Psicologia da 7ª Região (RS)
“A 2ª Mostra será um importante espaço de divulgação dos trabalhos da Psicologia e uma forma de mostrarmos o que se faz no Rio Grande do Sul em relação à Psicologia. Com a Mostra, teremos uma grande oportunidade de dar visibilidade aos trabalhos dos psicólogos e propiciar intercâmbios de conhecimentos”.
Maria da Graça Jacques – Psicóloga
“A Mostra pretende ser um grande fórum de discussão das práticas de Psicologia e um espaço de discussão dos profissionais. Será um momento para apresentar novos modos de intervenção, de reinvenções dos fazeres de psicologia, de socialização das práticas cotidianas em saúde metal, de potencialização das micropolíticas em Psicologia”.
Letícia Quarti Soares - Psicóloga
“O Brasil foi o primeiro país a reconhecer a Psicologia como Profissão, e esta 2ª Mostra é não só uma celebração, mas um depoimento dos grandes avanços sociais e tecnológicos desta ciência. É um feliz ensejo para a divulgação dos muitos serviços oferecidos por psicólogos ao público em geral, e uma oportunidade para os profissionais não só apresentarem, mas tomarem conhecimento e conviverem com inovações trazidas pelos colegas. O Rio Grande do Sul estará presente com muita força na 2ª Mostra não só pelas suas contribuições históricas à formação do psicólogo no Brasil, mas pelas suas práticas inovadoras e atenção às relações entre ciência e profissão”.
William Gomes – Psicólogo
“Comemorar os 50 anos de nossa profissão não significa rememorar o nosso passado. A atual Mostra Nacional opera como um testemunho vivo da história de nosso presente, evidenciando as múltiplas direções de nossas práticas como uma abertura do espaço científico em que atuamos para aquilo que, anteriormente, constituía-se apenas como um impensado. O sucesso da Mostra se dá também por sua potencialidade de agir intensivamente , como se estivéssemos numa Biblioteca gigantesca, ou em visitação a algum arquivo dos saberes e das práticas da humanidade e ver o que podemos selecionar para os passos do dia-a-dia”.
Tânia Mara Galli – Psicóloga
“A 2ª Mostra é uma oportunidade para compreender o panorama atual da Psicologia e o evento promete ser um marcador importante do 50º da profissão, um ponto de encontro de diferentes campos de atuação e marco balizador do futuro da Psicologia. Os psicólogos e psicólogas do RS terão uma oportunidade chave para dar a conhecer o trabalho desenvolvido aqui, além de contatar a produção da Psicologia nacional em outros contextos e realidades”.
Adolfo Pizzinato– Psicólogo
“A Mostra, possivelmente, será uma fotografia da Psicologia atual no Brasil. Um país com tantas singularidades em suas regiões também produz práticas que tentam dar conta da diversidade do nosso povo. Desde a 1ª Mostra muito se percorreu na nossa profissão e com esta teremos a certeza de que o nosso trabalho nunca se esgota mas, deve sim, estar sempre se atualizando. A Mostra será para muitos a possibilidade de perceber que quando achamos que já tentamos de tudo, alguém, em algum lugar, conseguiu de uma forma inusitada ter êxito em determinada questão”.
Melissa Classen – Psicóloga
“A 2ª Mostra é importantíssima para publicizar o que vem sendo feito e pesquisado no universo psi, que em 50 anos tem provocado reflexões e mudanças significativas na construção das práticas, em especial na inserção dos psicólogos nas políticas públicas. Vejo na 2ª Mostra mais um momento rico de conhecimento, de trocas ,pois nunca sabemos o suficiente, e frente às exigências da produção subjetiva contemporânea precisamos estar atualizados. A Mostra nos possibilitará ver, sentir as formas criativas de como os psicólogos brasileiros têm 'inventado' para, também como cidadãos, contribuir para uma sociedade ética, justa e solidária”.
Maria de Fátima Fischer - Psicóloga
Fonte: http://mostra.cfp.org.br/rio-grande-do-sul-com-o-pe-na-estrada-para-a-2a-mostra-nacional/