Na quinta-feira, 27/07, às 19h, o CRPRS promove a roda de conversa “De existências insubmissas a poéticas dos encontros: o que nós, mulheres negras, temos a dizer?”. A atividade tem como objetivo evidenciar a importância de Tereza de Benguela para a Psicologia e o marco histórico dela e do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.
O encontro será na modalidade híbrida, sendo presencial no auditório da Sede do CRPRS, em Porto Alegre (Av. Protásio Alves, 2854 - 4º andar), e on-line pela plataforma Zoom. O link do evento será disponibilizado por e-mail para as/os inscritas/os, no dia da atividade.
► Clique aqui e inscreva-se - Para receber certificado, é preciso fazer inscrição prévia pelo Sympla.
“Queremos orientar a categoria e a sociedade a respeito do marco internacional de re(x)istência e luta da mulher negra no combate ao racismo e sexismo de forma coletiva para, assim, convidar psicólogas/os a descolonizar seus conhecimentos e práticas”, explica a conselheira Camila Dutra dos Santos, presidenta da Comissão de Relações Étnico-Raciais.
A atividade é uma promoção da Comissão de Relações Étnico-Raciais e Comissão de Direitos Humanos e terá a participação da psicóloga Maria Luísa Pereira de Oliveira (CRP 07/04234), como convidada, e da psicóloga Gláucia Maria Dias Fontoura (CRP 07/15376), como mediadora.
Maria Luísa Pereira de Oliveira é especialista em Psicologia Clínica e em Violência Doméstica pela USP, mestra em Saúde Coletiva pela UNISINOS, doutoranda em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS, ativista do movimento de mulheres negras feministas, coordenadora de projetos na área de raça gênero e sexualidade, integrante do Núcleo de Pesquisa em Sexualidade e Relações de Gênero – Nupsex/UFRGS e do Núcleo de Estudos e Pesquisas É’LÉÉKO. Atua como psicoterapeuta e psicóloga do serviço de Psicologia Clínica do HCPA.
Gláucia Maria Dias Fontoura é especialista em Políticas Públicas de Gênero, Raça e Promoção da Igualdade pela PUCRS, mestra em Psicologia Social e Institucional da UFRGS. É colaboradora da Comissão de Relações Étnico-Raciais do CRPRS, integrante do Coletivo Adinkra, Colaboradora da Articulação Nacional de Psicólogas(os) e Pesquisadoras(es) de Relações Raciais e Subjetividades – ANPSINEP Núcleo RS.