Psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e estudantes participaram de Roda de Conversa promovida pela Comissão de Políticas Públicas na quarta-feira, 09/10, sobre o trabalho realizado pelo CRPRS Santa Maria em virtude do incêndio da boate Kiss, em 27/01.
As ex-conselheiras Vera Lucia Pasini e Loiva dos Santos Leite relataram como foram mobilizadas e o envolvimento do CRPRS necessário para ajudar a organizar a rede de atendimento psicossocial do município, criando uma estratégia de autuação baseada no Sistema Único de Saúde. O CRPRS integrou o grupo de gestão, responsável pela organização de sete frentes de trabalho: equipe de acolhimento 24h, equipe de regulação em saúde mental, apoio aos familiares nos hospitais, apoio às UPAs e SAMU, equipe de cuidado aos cuidadores, equipe de atenção psicossocial com foco na atenção básica, apoio psicossocial em ritos de despedida.
As funcionárias do CRPRS, Evelise Campos, do setor de Cadastro, e Aline Victorino, Adriana Burmann e Nádia Miola, do setor de Comunicação e Eventos, relataram o trabalho de cadastro de voluntários e o gerenciamento das demandas de imprensa.
As psicólogas da cidade de Santa Maria, Camila Gonçalves e Gabriela Itaquy, participaram da Roda de Conversa com depoimentos sobre a atuação junto a vítimas e familiares desde a madrugada de 27/01.
A atividade foi organizada com o objetivo de iniciar uma série de encontros para o registro das ações desenvolvidas pelo CRPRS em Santa Maria e desenvolvimento de referências para atuação em situações de emergências e desastres.
A presidente da Comissão de Políticas Públicas (CPP), Michele dos Santos Lewis, convidou os presentes no evento a integrarem a CPP, participando das reuniões da Comissão, aberta a psicólogos e estudantes. As reuniões da CPP acontecem todas às quartas-feiras, às 19h, na sede do CRPRS (Av. Protásio Alves, 2854).