Psicólogas/os, estudantes e profissionais de outras áreas participaram da roda de conversa Saúde Mental LGBT realizada na terça-feira, 30/10, às 19h, na Subsede Centro-Oeste, em Santa Maria. A atividade foi realizada pelo CRPRS em parceria com o Coletivo Voe, grupo de ativismo LGBT de Santa Maria, responsável pela organização da 4ª Parada LGBT Alternativa na cidade.
As dificuldades que a população LGBT enfrenta em acessar serviços como saúde e educação, a falta de profissionais capacitadas/os para atendimento e os preconceitos e a violência que a população LGBT está exposta foram alguns dos pontos abordados pelos participantes da roda de conversa.
No encontro também foram apresentadas as Resoluções do CFP nº 001/99, que estabelece normas de atuação para as/os psicólogas/os em relação à questão da orientação sexual, e 001/2018, que estabelece normas de atuação para as/os psicólogas/os em relação às pessoas transexuais e travestis. Além disso, foi destacado o compromisso ético das/os profissionais da Psicologia.
Em 2018, a Parada LGBT Alternativa tem como tema a Saúde Mental de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transgêneros e quaisquer outras identificações não heterossexuais ou não cisgêneras. Clique aqui para mais informações sobre a 4ª Parada LGBT Alternativa de Santa Maria.