No sábado, 10/11, o Núcleo de Psicologia Organizacional e do Trabalho da Subsede Serra promoveu a roda de conversa “Empreendedorismo, Marketing e Psicologia: uma parceria que dá certo” em Caxias do Sul. “O evento teve como objetivo suscitar nas/os profissionais de Psicologia o interesse em empreender e, a partir disso, instrumentalizá-los com estratégias de marketing adequadas na divulgação de seus serviços junto ao mercado de trabalho; captando e fidelizando clientes de forma ética”, explica a coordenadora do Núcleo, Sarajane Lima de Oliveira.
Pela manhã, a psicóloga Franciele Dani de Almeida de Zorzi, que é bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário da Serra Gaúcha (2018), técnica em Finanças pela Escola Técnica São Pelegrino e sócia da Tranzitur Transportes, apresentou pesquisa realizada por ela para mensurar o nível de atitude empreendedora entre estudantes de Psicologia em fase final de curso. Dentre os fatores que mais se destacaram foram o poder e a realização, enquanto a inovação e o planejamento ficaram com coeficientes menores. Franciele ressaltou que a carreira profissional não inicia a partir do momento que se recebe o certificado de conclusão do curso e da inscrição no CRP, mas sim desde o primeiro dia de ingresso no curso superior. A psicóloga concluiu sua fala reforçando que é preciso pensar acerca dos vários meios de empreender e pensar a carreira de psicóloga/o, já que há amplas possibilidades de atuação. “A pesquisa de Franciele nos aponta que muitos acadêmicos, embora desejosos de abrir seu próprio empreendimento, possuem carência quanto a inovar e planejar, aspectos que poderiam ser desenvolvidos no decorrer da formação acadêmica”, analisou Sarajane. Na sequência, a consultora do Sebrae Simone Rech fez um apanhado sobre o que é empreender, bem como um recorte a respeito dos principais aspectos que devem ser considerados no momento de abrir o próprio negócio, enfatizando o planejamento como crucial para que o empreendimento seja efetivo, promissor e rentável.
No período da tarde, foi apresentada a pesquisa “Psicologia e Marketing: uma parceria significativa na carreira profissional dos psicólogos”, desenvolvida pela psicóloga Eduarda Fonseca da Silva de Bem Gomes. A pesquisa teve como objetivo investigar se as/os psicólogas/os estão utilizando estratégias de marketing adequadas na divulgação de seus serviços como profissional liberal no mercado de trabalho e, para tanto, entrevistou 20 profissionais formados recentemente. Os resultados apontaram que as/os psicólogos possuem dificuldades de se posicionar no mercado de trabalho, devido ao desconhecimento do conceito de marketing e da relevância de sua aplicabilidade na Psicologia. Em sua fala, Eduarda apresentou conceitos de marketing, como nicho de atuação, estudo de mercado, fator de diferenciação, posicionamento de mercado, 4 Ps do marketing, estratégia de retenção de clientes; marketing digital e análise e mensuração de ações de marketing.
Para finalizar a roda de conversa, o psicólogo Lucio Fernando Garcia, Coordenador da Área Técnica do CRPRS, apresentou os Artigos 19 e 20 do Código de Ética Profissional da/o Psicóloga/o, que tratam sobre divulgação de serviços.
A atividade realizada na Subsede Serra do CRPRS teve o apoio do Sebrae.