Santo Ângelo realiza em 14/03, às 14h, o Pré-Congresso, evento preparatório para o VIII Congresso Regional da Psicologia e VIII Congresso Nacional da Psicologia. A atividade será realizada no auditório do prédio 5 da URI - Campus Santo Ângelo (Rua Universidade das Missões, 464).
No evento são estabelecidas as diretrizes e ações políticas que devem ser priorizadas pelo Sistema Conselhos de Psicologia.
No Pré-Congresso de Santo Ângelo será realizada a aprovação das propostas locais e nacionais sobre os temas previstos para o VIII CNP, atendendo ao critério de obtenção de pelo menos 40% (quarenta por cento) dos votos dos psicólogos presentes no pré-congresso respectivo. Além disso, serão eleitos delegados para o Congresso Regional e deliberações sobre outras proposições de âmbito regional, a serem encaminhadas para o Congresso Regional.
O VIII Congresso Regional (COREP) será realizado dias 12 e 13 de abril de 2013, em Porto Alegre.
Participe e colabore com a elaboração de projetos para aperfeiçoar o dia a dia do profissional, no cotidiano do exercício profissional e no compromisso social de auxiliar a população na superação ou elaboração de problemas e urgências da sociedade.
VIII CNP
O VIII CNP acontecerá em Brasília de 30 de maio a 2 de junho de 2013 e terá como tema “Psicologia, Ética e Cidadania: Práticas Profissionais a Serviço da Garantia de Direitos”.
São Eixos do VIII CNP:
1 - Democratização do Sistema Conselhos e Ampliação das formas de interação com a categoria
Os Conselhos de Psicologia são concebidos, hoje, como entidades que cumprem função social de garantir o exercício qualificado e ético da Psicologia em todo território nacional. Os Conselhos fazem a mediação entre as necessidades da sociedade e as possibilidades de resposta da Psicologia. São tarefas fundamentais e devem envolver todas e todos. Por isso, a estrutura dos Conselhos e seu funcionamento precisam ser continuamente aperfeiçoados, sendo assim, este eixo comporta propostas de ampliação das formas democráticas de estrutura, funcionamento e comunicação do Sistema Conselhos de Psicologia. Deve-se ressaltar que este eixo no VIII CNP abre possibilidades de receber as importantes contribuições também dos psicólogos que não estão nas gestões dos Conselhos Regionais e Federal. Portanto, cabem neste eixo todas as propostas que se referem à reformulação ou contribuição de formas democráticas de estrutura e funcionamento do Sistema Conselhos de Psicologia.
2. Contribuições éticas, políticas e técnicas nos processos de trabalho
A Psicologia brasileira, hoje, conta com 216 mil psicólogas e psicólogos e tem como compromisso a constante qualificação do exercício profissional, a partir de uma presença organizada em diversos espaços demandados pela sociedade. Este eixo do CNP objetiva acolher propostas de qualificação e criação de referências para o exercício profissional, convidando a categoria a fazer avançar discussões sobre os processos de trabalho desenvolvidos em diversos campos de atuação com diferentes populações.
3. Ampliação da Participação da Psicologia e sociedade nas Políticas Públicas
O desenvolvimento de um projeto ético-político para a profissão inclui e perpassa as relações da Psicologia com a sociedade e com o Estado. O projeto que se vem construindo para a Psicologia não é restrito à profissão, mas mantém relação intrínseca com as questões sociais e políticas. Pauta-se no enfrentamento das urgências e no compromisso com o bem comum. Este eixo ressalta a necessidade de ampliação do projeto coletivo para a profissão, garantindo uma inserção qualificada da Psicologia nas políticas públicas.