Nesta sexta-feira, 22/09, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) divulgou a lista com o resultado da seleção que teve como objetivo compor o primeiro banco de pareceristas ad hoc do SAPP – Sistema de Avaliação de Práticas Psicológicas Aluízio Lopes de Brito.
Durante o período de inscrições, compreendido entre 10/07 e 28/08, 109 pessoas submeteram suas candidaturas. Destas, 101 atenderam aos critérios estabelecidos no Edital 03/2023 de chamada pública e foram selecionadas para compor o SAPP. Entre as/os integrantes, estão psicólogas/os com inscrição regular e ativa no Conselho Regional de Psicologia (CRP) com, pelo menos, 10 anos de atuação comprovada e, também, pesquisadoras/es graduadas/os em Psicologia com título de doutorado.
O grupo selecionado atuará no SAPP por, no máximo, três anos, até a primeira plenária do XX Plenário em 2026, quando serão definidos novos critérios para o próximo edital.
Confira o resultado final publicado no Diário Oficial da União.
Iniciativa inovadora
Inovador em todo o mundo, o Sistema de Avaliação de Práticas Psicológicas Aluízio Lopes de Brito (SAPP) pretende se tornar um dispositivo de orientação, qualificação e indutor na produção de conhecimento em relação às práticas que envolvem a Psicologia.
A iniciativa tem como objetivo avaliar se as práticas submetidas à avaliação cumprem os princípios científicos e éticos da Psicologia brasileira, qualificando o exercício profissional dessa ciência e profissão.
O Sistema será composto por uma comissão consultiva, integrantes do plenário do CFP e as/os pareceristas ad hoc selecionadas/os.
Confira no vídeo abaixo mais informações sobre o SAPP: