A saúde mental pede atenção o ano inteiro. Por isso, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) realiza na próxima quinta-feira, 16/01, às 16h, o primeiro Diálogo Digital do ano com o tema “Saúde mental de janeiro a janeiro”.
O Diálogo irá reunir especialistas no tema e será transmitido ao vivo pelas redes sociais do CFP (Facebook, Youtube e Instagram). Participe mandando perguntas para comunica@cfp.org.br ou utilizando a hashtag #dialogoscfp.
Segundo a conselheira do CFP, Marisa Helena Alves, o tema será debatido em uma perspectiva ampla, tratando da questão da prevenção e da atenção psicossocial na rede pública de atendimento. A presidente do CFP, Ana Sandra Fernandes, mediará o encontro.
“É importante que a saúde mental seja discutida não apenas em um período específico, mas o ano inteiro. Vamos falar sobre o desmonte do serviço de atenção à política pública de saúde mental, trazer a discussão sobre os processos de adoecimento psíquico causado pelas questões sociais e políticas”, explicou Marisa, que é representante do CFP na Comissão Intersetorial de Saúde Mental do Conselho Nacional de Saúde (CNS).
O CFP participa de diversas frentes, defendendo que a Saúde Mental seja tratada em todos os níveis de cuidados, de forma contínua, prezando pelo desenvolvimento de ações e políticas públicas que favoreçam o acesso à direitos, o bem-estar físico, psíquico e social, a qualidade de vida. Além de priorizar, nesses cuidados, não só o indivíduo e suas subjetividades, mas as coletividades.
Participantes
Ana Sandra Fernandes Arcoverde Nóbrega
Atual presidente do CFP, foi vice-presidente do Conselho na gestão 2016/2019. É psicóloga clínica e professora do curso de Psicologia do Unipe.
Marisa Helena Alves
Conselheira do CFP, psicóloga, professora universitária, leciona saúde pública; atuou na saúde mental em serviços de atenção e gestão. Atua na gestão universitária. Foi conselheira do CFP também na gestão 2016/2019. É representante do Conselho na Comissão Intersetorial de Saúde Mental do Conselho Nacional de Saúde (CNS).
Marcos Roberto Vieira Garcia
Possui doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2007). É professor do Departamento de Ciências Humanas e Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) – Campus Sorocaba, coordenador do Grupo de Pesquisa “Saúde Mental e Sociedade” (UFSCAR); coordenador do Centro Regional de Referência em Educação na Atenção ao Usuário de Drogas de Sorocaba (CRR-UFSCar- Sorocaba).
Thiago Petra
Psicólogo clínico, docente e pesquisador em saúde mental e ações terapêuticas. Mestre em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília e especialista em Psicologia Junguiana pela Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo (FACIS). É membro da ONG Inverso e do Movimento Pró-Saúde Mental do DF.
Fonte: Conselho Federal de Psicologia