A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) conta, atualmente, com um Departamento de Psicologia. Assim como acontece em vários países, muitos psicólogos brasileiros atuam junto a portadores de diabetes, não apenas na área de saúde mental, mas, principalmente, participando de equipes multiprofissionais preocupadas em educar pacientes e familiares com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.
Uma vez que o psicólogo ainda não é considerado integrante essencial à equipe mínima de um Serviço de Atenção Básica ao portador de diabetes, um dos objetivos do Departamento de Psicologia da SBD tem sido demonstrar a importância do trabalho desse profissional. Coordenado pela psicóloga Fani Eta Korn Malerbi, professora da PUC de São Paulo, o Departamento de Psicologia da SBD está procurando identificar os psicólogos brasileiros que trabalhem com portadores de diabetes, para poder entrar em contato com eles, traçar um perfil desses profissionais e verificar sua atuação e necessidade de aprimoramento.
Entre os dias 18 e 21 de outubro do presente ano, ocorrerá em Campinas (SP) um Congresso da SBD, no qual os psicólogos terão um espaço para apresentarem seus trabalhos. O site da SBD é www.diabetes.org.br e o email da coordenadora do Departamento de Psicologia é fanimalerbi@terra.com.br. O site do Congresso é www.diabetes2007.com.br.