Na última terça-feira, o Núcleo de Educação da Subsede Centro-Oeste do CRPRS reuniu-se com a secretária de Educação do município de Santa Maria, Lúcia Madruga, para discutir a regulamentação da Lei 13.935/2019, que dispõe da inserção de psicólogos e assistentes sociais nas redes públicas de Educação Básica. Na ocasião, o Conselho entregou à secretária um ofício e outros documentos com orientações sobre.
Durante a discussão, foi possível reforçar o trabalho da/o psicóloga/o e da/o assistente social nas escolas, do qual desempenha um papel colaborativo e de olhar ao coletivo.
Representando o CRPRS, participaram do encontro às psicólogas Silvana Borges (CRP 07/15.263), Elysangela Limachi (CRP 07/32.097), Suélen Ilha (CRP 07/31045), e Taís Fim (CRP 07/23.602), juntamente com as assistentes sociais Thaesa Bacellar e Graciele Silva de Matos, representantes do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS).
Segundo a secretária de Educação, já estão sendo realizados os encaminhamentos para a contratação das/dos profissionais de Psicologia e do Serviço Social, voltados para a Educação. “A implementação da Lei veio para somar, uma vez que, a necessidade desses profissionais na educação é uma demanda evidente e muito real.”, afirma Lúcia Madruga.
Para o Núcleo de Educação da Subsede Centro-Oeste do CRPRS a reunião atingiu todas as expectativas, pois foi possível perceber o engajamento da Secretaria com o tema. Assim, firmou-se o compromisso de cooperação entre a Secretaria de Educação de Santa Maria e as categorias, para que a Lei seja implementada de forma articulada e colaborativa.