Devido à grande procura por psicólogas (os) e filatelistas, o selo comemorativo dos 50 anos de regulamentação da Psicologia no Brasil será comercializado. A estampa poderá ser adquirida nos Correios de todos os estados brasileiros até 27 de agosto de 2013, quando a profissão completa 51 anos. A autorização para venda foi oficializada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) na semana passada.
Para o presidente do CFP, Humberto Verona, o pedido dos Correios para comercialização do selo comemorativo foi uma grata surpresa. “Só houve uma preocupação semelhante quando o Fusca fez 50 anos e quando a Igreja Presbiteriana completou 150 anos, ambos em 2009”, ressalta.
Verona lembrou que a comercialização dos selos reflete o crescimento e a maturidade da Psicologia no País. “Esse sucesso foi resultado de toda divulgação e da imagem positiva que a Psicologia tem hoje na sociedade, fazendo com que colecionadores e pessoas que tem alguma relação com a profissão quisessem usar o selo em seus postais”.
O presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), Wagner Pinheiro, enxerga o selo como uma forma de perpetuar e divulgar, no Brasil e no exterior, valores da cultura e fatos relevantes da história brasileira, como a regulamentação da Psicologia. “É natural que um marco tão importante como esse seja eternizado, devido ao papel que a atividade teve para o desenvolvimento dessa área como ciência e como profissão”, enfatiza.
Segundo informações da ECT, os selos comemorativos dos 50 anos da Psicologia não possuem um número definido de tiragem. A distribuição irá variar conforme o pedido feito pelos Correios de cada estado, de acordo com a procura. Uma folha com 12 selos custa R$ 33. Eles podem ser utilizados para selar correspondências de até 20g com destino para todo Brasil.
Os selos pode ser solicitados em agências terceirizadas dos Correios, ou pelo e-mail centralvendas@correios.com.br, colocando no campo do assunto “Selo Personalizado”.