Na quarta-feira, 10/08, foi realizado, no Plenário da Câmara de Vereadores de Capão da Canoa, o seminário “60 anos da Psicologia no Brasil” debatendo as temáticas de saúde mental dos professores e educadores, saúde mental da população: o acesso ao cuidado mental frente aos desafios da pandemia e crise econômica. O debate contou com a participação da vereadora Profª Lavina Dias de Souza, psicóloga Lívia Caldieraro de Souza, psicólogo Cleon Cerezer, a coordenadora do CAPS Aline Dalzzotto e do conselheiro Vinicius Pasqualin, de forma remota. A mediação foi feita pelo coordenador do Polo Litoral Norte, Gilberto Gerson.
Gilberto iniciou o seminário contando um pouco a trajetória da Psicologia até o momento atual e o quanto ela vem tensionando sua importância na sociedade, além de explicar que a proposta do seminário é para trabalhar temas pertinentes do munícipio fazendo com que mais pessoas conheçam as pautas. “Estamos trazendo a Psicologia para fora das clinicas, fora dos consultórios, das instituições, do serviço público e tornando algo mais palpável, mais conhecido entre a população”, disse o coordenador do Polo Litoral Norte.
A importância de reafirmar o papel da Psicologia nas temáticas propostas para o seminário foi ressaltada por Livia, fazendo circular a palavra entre as/os profissionais do município que conhecem a realidade contextual da região dos setores que estão inseridos. “A Psicologia pode acolher as demandas e o impacto que a pandemia gerou na sociedade como um todo”, afirmou a psicóloga.
A coordenadora do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), Aline, falou sobre o funcionamento do CAPS, a rotina geral de atendimentos. “Tentamos trabalhar com agendamento, mas não funcionava, hoje somos portas abertas. Nós não escolhemos quem atendemos primeiro, é por ordem de chegada, tentamos administrar melhor nosso tempo para atender a todos”, relatou.
A professora Lavina compartilhou um relato breve de uma situação que presenciou de um usuário do CAPS, destacou ainda a importante presença da Psicologia nas escolas e falou um pouco sobre a Lei 13.935, que prevê as redes públicas de Educação Básica deverão ter profissionais de Psicologia e Serviço Social para atender às necessidades e prioridades definidas pelas políticas de educação.
Para o psicólogo Cleon Cerezer o conceito de saúde mental é abrangente, além de pautar momentos importantes desses 60 anos da Psicologia. “Para conseguirmos pensar num conceito integral de saúde mental, precisamos estar com o corpo e mente sãos, estar bem com nossas moradias, ter condições dignas de viver, estarmos bem socialmente também”.
O seminário teve transmissão ao vivo pelo perfil do Facebook da vereadora Lavina Dias de Souza.