A Comissão Gestora da Subsede Serra promove no próximo dia 8 de dezembro (sexta-feira) a terceira edição do seminário “Meu trabalho está me enlouquecendo – A saúde do trabalhador em tempos de produção da alienação”, que ocorrerá no auditório da FSG Centro Universitário (Rua Marechal Floriano, 1094), em Caxias do Sul.
As inscrições online estão encerradas.
Em suas duas primeiras edições, realizadas em 2014 e 2015, o encontro se configurou como um importante espaço de discussão sobre os impactos do trabalho na saúde integral dos trabalhadores e das trabalhadoras, campo que compreende práticas interdisciplinares e interinstitucionais.
O seminário ocorre em parceria com o Auditório da FSG Centro Universitário, 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Serra (CEREST Serra), Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul e Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região.
Segundo a coordenadora da Comissão Gestora da Subsede Serra e organizadora do evento, Fernanda Fioravanzo, o processo saúde-doença está amparado nas circunstâncias de vida das pessoas e é expresso entre os trabalhadores também pelo modo como vivenciam condições de trabalho, além dos processos e dos ambientes profissionais.
“Nesta terceira edição, queremos evidenciar a necessidade de participação dos trabalhadores e das trabalhadoras nas ações voltadas para a promoção da saúde, especialmente diante das reformas legislativas do trabalho e da Previdência que impactam a vida dos cidadãos”, justifica Fernanda.
O evento tem uma agenda extensa que inicia às 8h30 e se estende até 17h. Haverá uma intervenção artística, a cargo do bailarino e ator Júnior Alceu Grandi, e palestras com professores e especialistas no tema, além de sessões de debates com os participantes.
Confira a íntegra da programação do seminário:
8h: Credenciamento
8h30 às 9h30: Abertura Oficial, com CRPRS, Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Serra (CEREST Serra), Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul e Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região.
9h30 às 9h45: Intervenção Artística
Ator e bailarino Júnior Alceu Grandi, bacharel em Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
9h45 às 10h45: Palestra “Sociedade de Risco e Reformas Contemporâneas”, com João Ignácio Pires Lucas, doutor em Ciência Política pela UFRGS, professor do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e pesquisador do Grupo Metamorfose Jurídica (UCS).
10h45 às 11h30: Espaço de diálogo com o público
11h30 às 13h30: Intervalo para almoço
13h30 às 14h30: Palestra “Como anda a saúde mental dos trabalhadores?”, com a professora Mary Sandra Carlotto, pós-doutora em Psicologia Social pela Universidade de Valência (Espanha) e coordenadora do grupo de pesquisa em Psicologia da Saúde Ocupacional da Unisinos.
14h30 às 14h45: Intervalo cultural com intervenção artística de Júnior Alceu Grandi
14h45 às 15h45: Palestra “A construção da felicidade no trabalho: políticas e práticas na gestão de pessoas”, com a professora Cristiane Budde, mestre em Psicologia pela UFSC e professora da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB).
15h45 às 16h30: Espaço de diálogo com o público
16h30 às 17h: Encerramento