Nos dias 01, 02 e 03 de outubro, aconteceu em Brasília o Seminário Nacional do Ano da Psicoterapia. O evento reuniu delegados de todo o país para a compilação das propostas dos Fóruns Estaduais que aconteceram durante o ano e discussão dessas.
As conselheiras Clarice Moreira da Silva, Eduarda Coelho Torres e Sandra Rute Martins e a colaboradora do GT Psicoterapia Simone Silva Machado estiveram na Capital Federal representando o CRPRS.
Na mesa de abertura estavam presentes: o presidente do Conselho Federal de Psicologia, Humberto Verona, o representante da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia, Júlio Schruber, e o conselheiro do CFP, integrante do GT Nacional Ano da Psicoterapia, Aluízio Brito.
Clarice ressaltou alguns pontos mais polêmicos que foram debatidos durante os três dias e que ainda devem ser discutidos durante o ano de 2010:
- Exclusividade da atividade da psicoterapia para psicólogos ou não;
- Formação dos psicólogos, discutida junto com a ABEP e preocupação da categoria quanto à qualidade dos cursos oferecidos, não só preparando para a psicoterapia, mas também para as demais áreas que o curso deve preparar;
- Necessidade de levantamento do exercício da psicoterapia por psicólogos tanto na rede pública quanto na rede privada.