O Conselho Regional de Psicologia de Rio Grande do Sul e outras entidades promovem no dia 20 de maio, a partir das 8h30 na Câmara Municipal de Caxias do Sul (RS), o [b]Seminário Regional de Saúde Mental[/b]. Com a participação de profissionais de diversas áreas, serão debatidos temas como os desafios da Reforma Psiquiátrica no Brasil, a atenção integral em Saúde Mental e a perspectiva de criação do Fórum Regional de Saúde Mental.
O evento faz alusão ao Dia da Luta Antimanicomial (18 de maio), marcada pela luta contra os abusos aos direitos humanos dos usuários dos serviços de Saúde Mental. A Reforma Psiquiátrica propõe a eliminação dos manicômios e sua substituição por uma rede de serviços composta por Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), leitos para hospitais gerais do SUS e programas de atendimento extra-hospitalar, sem a exclusão de seus usuários do convívio social.
Além do CRPRS, o evento será realizado em parceria com a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Vereadores de Caxias do Sul, a Associação de Usuários, Familiares, Trabalhadores e Amigos da Saúde Mental do município, e a Comissão de Saúde Mental do Conselho Municipal da Saúde.
Informações: (54) 3223.7848 ou caxias@crprs.org.br
[b]Realize sua inscrição pelo link abaixo.[/b]
[b]Programação[/b]
Local: Auditório da Câmara de Vereadores - Caxias do Sul
[b]8h30:[/b] Credenciamento
[b]9h:[/b] Solenidade de Abertura
Composição da Mesa: Presidente do CRP, Presidente da Câmara de Vereadores, Presidente da AUFTA e Presidente do Conselho Municipal de Saúde.
[b]10h:[/b] CONFERÊNCIA DE ABERTURA: A Reforma Psiquiátrica brasileira e a garantia dos Direitos Humanos e social: desafios para a intersetorialidade
Conferencistas:
José Vicente Tavares dos Santos - Sociólogo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1971), Mestre pela Universidade de São Paulo (1977) e Doutor em Sociologia (Docteur d´Etat) pela Université de Paris X, Nanterre (1987). Professor Titular do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisador do CNPq (nível I-A), Coordenador do Grupo de Pesquisa “Violência e Cidadania”, desde 1995, e do C. E. “Segurança Pública e Cidadania” da UFRGS/MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. Vice-Presidente do Comitê de Pesquisa 29 – “Social Control and Deviance” da ISA - Associação Internacional de Sociologia (2006-2010); e membro do Conselho Diretivo do CLACSO - Conselho Latino-americano de Sociologia e do Conselho do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Publicou recentemente Violências e Conflitualidades (TOMO, 2009); e as coletâneas Mundialização e Sociologia Crítica da América Latina e Violências, Lutas Sociais e Democracia na América. Porto Alegre, Ed. da UFRGS, 2009. Editor da Revista Brasileira de Segurança Pública.
Tânia Maris Grigolo – Psicóloga, Doutora em Psicologia clínica e cultura pela Universidade de Brasília (UNB), assessora técnica do Ministério da Saúde da coordenação de Saúde Mental.
Coordenação da Mesa: Miriam Dias CRESS
[b14h:[/b] PAINEL: A Clínica Ampliada como dispositivo de cuidado e atenção integral em Saúde Mental
Painelistas:
Luiz Antonio Batista - Mestre em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1978), Doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (1987) e Pós-Doutorado na Faculdade de Sociologia da Universidade de Roma, "La Sapienza". Professor titular do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense. Atualmente, tem como linha de pesquisa os estudos sobre as políticas da subjetividade, atuando, principalmente, nos seguintes temas: experiência urbana e subjetividade no contemporâneo e a formação do Psicólogo.
Rafael Wolski de Oliveira – Psicólogo, coordenador do Serviço Residencial Terapêutico Morada Viamão (Secretaria Estadual da Saúde/RS); Especialista em Psicologia Social e Instituições em Análise pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Mestre em Psicologia Social e Institucional (UFRGS); integrante do Fórum Gaúcho de Saúde Mental; integrante do Coletivo de Rádio Potência Mental; integrante do Espaço Atitude (Coletivo de Acompanhantes Terapêuticos e Multiplicadores Culturais), desenvolve trabalho de supervisão Clínico/Institucional no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Esteio; Vinculado a Residência Multiprofissional da FACED e da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (ESP-RS) como tutor em cenário de prática de intervenção. Conselheiro do CRPRS.
Denis Petuco - Mestrando em Educação Popular no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, com projeto sobre o discurso em campanhas de prevenção ao uso de crack, Atualmente, é um dos coordenadores da pesquisa "Perfil dos usuários de crack nas 26 capitais, DF, 9 regiões metropolitanas e Brasil" para a cidade de João Pessoa, e membro da equipe do CAPSad Primavera (Cabedelo, PB). É consultor autônomo na área de redução de danos associados ao uso de álcool e outras drogas.
Coordenação do Painel: Elisabeth Mazeron Machado CRPRS
[b]17h:[/b] Reunião com representantes de municípios da região para a criação do Fórum Regional de Saúde Mental
[b]18h30:[/b] Happy Hour da Loucura – Zarabatana Café, Centro de Cultura Ordovás
REALIZAÇÃO: Conselho Regional de Psicologia, Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Vereadores de Caxias do Sul, Associação de Usuários Familiares e Trabalhadores e Amigos da Saúde Mental de Caxias do Sul e Comissão de Saúde Mental do Conselho Municipal da Saúde de Caxias do Sul.
APOIO: CRESS, COREN, CREFITO Faculdade da Serra Gaúcha, Faculdade Fátima, Universidade de Caxias do Sul, 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, Escola de Saúde Pública do estado do Rio Grande do Sul.