Para o Fórum de 2010, o CFP propôs o Seminário: Sociedade, Trabalho, Justiça e Democracia: Reflexões a partir da Psicologia, com quatro mesas.
Baixar o arquivo completo
Versão folheável
Os Conselhos de Psicologia – Federal e Regionais – participam do Fórum Social Mundial e propõem atividades e debates desde as primeiras edições do Fórum.
Para o Fórum de 2010, o Conselho Federal de Psicologia propôs o Seminário: Sociedade, Trabalho, Justiça e Democracia: Reflexões a partir da Psicologia, com quatro mesas.
O debate “Os Desafios da Construção da Democracia na América Latina – Reflexões a partir da Psicologia” terá participação de Emir Sader, da psicóloga uruguaia Carolina Moll e da Secretária Executiva da União Latino-americana de Entidades de Psicologia (Ulapsi), Ana Bock.
Outros temas do Seminário serão a judicialização da vida, a construção da Conferência Nacional de Defesa Civil e políticas públicas para a área, Psicologia Crítica do Trabalho na Sociedade Contemporânea.
O Seminário ocorre dia 27 de janeiro, a partir das 9 horas, e está previsto para ser relizado na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre.
Confira a programação abaixo.
Por que a Psicologia participa do FSM
A Psicologia está preocupada com temas como Direitos Humanos, Democracia e Justiça porque se interessa pela construção da subjetividade plena dos cidadãos, e ela passa pela garantia de direitos.
Ao fazer a mediação entre a Psicologia e a Sociedade, os Conselhos Federal e Regionais de Psicologia atuam para a consolidação de políticas públicas, pela manutenção e ampliação das conquistas sociais, pela promoção de direitos.
A Psicologia hoje pensa a sociedade – no Brasil e na América Latina – como ciência e profissão comprometida com as necessidades de toda a população, e tem certeza de que as reflexões sobre a construção da subjetividade têm muito a contribuir na construção de um mundo justo e democrático.
O Conselho Federal de Psicologia propôs para o Fórum Social Mundial o Seminário: Sociedade, Trabalho, Justiça e Democracia: Reflexões a partir da Psicologia.
PROGRAMAÇÃO
Dia 27 de janeiro de 2010, a partir das 9hs
Local: Porto Alegre
Mesa 1: Os Desafios da Construção da Democracia na América Latina – Reflexões a partir da Psicologia
Emir Sader – Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Carolina Moll – Tesoureira da ULAPSI; psicóloga uruguaia.
Ana Bock – Secretária Executiva da ULAPSI; professora da PUC-SP.
Mesa 2: A Judicialização da Vida
Edson Passetti – Professor da PUC-SP.
Ana Luiza Castro – Coordenadora da Comissão Nacional de Direitos Humanos do CFP.
Pedro Bohomoletz de Abreu Dallari – Professor da USP.
Mesa 3: Por uma Política Pública de Defesa Civil: Construindo a Conferência Nacional
Cristina Silva – Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP.
Gerson Luiz de Almeida Silva – Secretário Nacional de Articulação Social da Presidência da República.
Norma Felicidade Lopes da Silva Valêncio – Membro Titular da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão de Ambientalização da UFSCar.
Mesa 4: Psicologia Crítica do Trabalho na Sociedade Contemporânea
Maria da Graça Jacques – Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Odair Furtado – Professor da PUC-SP.
Ricardo Amorim – Professor-pesquisador da Universidade Presbiteriana Mackenzie e pesquisador-colaborador da Unicamp.
* Fonte: CFP
Para o Fórum de 2010, o CFP propôs o Seminário: Sociedade, Trabalho, Justiça e Democracia: Reflexões a partir da Psicologia, com quatro mesas.