O sétimo episódio do CRPcast, já disponível nas principais plataformas de áudio e Youtube, propõe uma discussão acerca da atuação da categoria em situações de emergências e desastres.
Para falar sobre o tema, no quadro Roda de Conversa, a conselheira do CRPRS Carla Tomasi media um bate-papo com as convidadas Ionara Vieira Moura Rabelo, colaboradora do tema para o Conselho Federal de Psicologia (CFP), e da psicóloga Vera Lucia Pasini, doutora em Psicologia.
O episódio traz, ainda, notícias atuais da categoria, dicas culturais e uma conversa em torno das diferentes formas de violência obstétrica,
No quadro "CRP Destaca", o presidente da Comissão de Educação do CRPRS, Vinícius Pasqualin, fala sobre a campanha “Psicologia na e com a Educação”, recém lançada pelo Conselho com o intuito de sensibilizar a sociedade sobre a importância da Psicologia na Educação e conscientizar gestores municipais sobre a necessidade de incluírem psicólogas e assistentes sociais na educação básica, conforme disposto na Lei 13.935 de 2019. O quadro destaca, ainda, o lançamento do Censo da Psicologia Brasileira, importante instrumento para mapear o perfil das/os psicólogas/os e da atuação profissional da categoria no Brasil, organizado pelo CFP.
O “ArtePsi” deste episódio traz duas dicas culturais para a categoria. A primeira é sobre o podcast “Quem lê tanta notícia?”, que vai ao ar toda quinta-feira com destaques do momento e comentários da psicanalista Vera Iaconelli, do advogado Thiago Amparo, conhecido pela atuação na área dos direitos humanos, e da escritora Tati Bernardi. A segunda dica é sobre o livro “Monstrinhos e Monstros: um olhar transdisciplinar sobre a violência contra crianças”, da psicóloga gaúcha Elisabeth Mazeron Machado, pela editora CRV. A obra analisa diferentes produções discursivas sobre o fenômeno da violência contra crianças, percorrendo a história, a literatura, a sociologia e a clínica psicanalítica.
No quadro “Psi, o quê?”, o termo “violência obstétrica” é posto em pauta pela psicóloga convidada Luciana Brito. Ela explica que, mesmo não estando diretamente na cena do parto, a Psicologia deve se apropriar e discutir sobre as diferentes formas dessa violência se concretizar, seja por meio físico, psicológico, patrimonial ou econômico.
O episódio é apresentado por Leocádia Costa e é produzido pela Mirai.
Acompanhe os episódios do CRPcast e conheça a diversidade e a transformação que o trabalho da Psicologia promove na vida das pessoas.
Confira o Episódio 7:
- Spotify
- Deezer
- YouTube