Com o objetivo de ampliar as discussões sobre o Sistema Internacional de Proteção dos Direitos Humanos no contexto da luta contra o racismo, a coordenadora do Núcleo de Relações Raciais do CRPRS, Eliana Costa Xavier, participa, nesta semana, da oficina “Afrodescendentes e o Sistema Internacional de Proteção dos Direitos Humanos”. A atividade, que acontece dias 17/08 e 18/08 e integra as ações da Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024), é promovida pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) em São Paulo.
Essa é a segunda edição do projeto. A cada edição, são selecionados 30 participantes que atuam na promoção de direitos humanos e enfrentamento ao racismo em suas intersecções com direitos das mulheres, população jovem, população LGBT, religiões de matrizes africanas, vida com HIV/Aids, dentre outras.
Sociedade civil e gestores participam da atividade problematizando o racismo nos diferentes contextos, informando procedimentos para acessar os mecanismos regionais e/ou universais contra o racismo.
O Núcleo de Relações Raciais do CRPRS, que é vinculado à Comissão de Direitos Humanos, se reúne mensalmente para discutir a Psicologia e as Relações Raciais, especialmente pela interface da subjetividade com o racismo, inclusive institucional, o preconceito e a discriminação racial.
As reuniões são abertas a participação de toda categoria. O próximo encontro está agendado para quarta-feira, 09/09, às 17h, na sede do CRPRS (Av. Protásio Alves, 2854, sala 201), em Porto Alegre. Mais informações pelo e-mail comissoes@crprs.org.br.