O site das eleições do Sistema Conselhos de Psicologia de 2022 já está no ar. Você pode acessá-lo pelo endereço www.eleicoespsicologia.org.br. Na página eletrônica, psicólogas e psicólogos podem acompanhar todas as informações sobre a Consulta Nacional para o Sistema Conselhos de Psicologia: as chapas que concorrem, o processo e a forma de votação, e também um simulado das eleições.
Como neste ano as eleições se darão unicamente na modalidade on-line, será por este site que as/os psicólogas votarão nas chapas concorrentes aos Conselhos Regionais de Psicologia (CRP) e ao Conselho Federal de Psicologia (CFP), de 23 a 27/08/2022. As/os eleitoras/res poderão votar utilizando qualquer computador, smartphone ou tablet conectado à Internet. A votação ocorre das 8h às 17h, respeitando o fuso horário de cada região.
Caso possua alguma pendência financeira ou cadastral, poderá comparecer aos pontos de apoio à votação do Conselho Regional em que está inscrito durante todo o período das eleições.
Para votar, as/os psicólogas/os devem estar com os dados cadastrais atualizados e também precisam estar adimplentes com a tesouraria em relação aos exercícios anteriores, até o dia 14/08/2022, ainda que sob a forma de parcelamento do débito, bem como em pleno gozo de seus direitos.
Funcionalidades
O site possui, ainda, um ícone ‘Dúvidas’, com perguntas e respostas sobre o Processo Eleitoral no Sistema Conselhos de Psicologia, como, por exemplo, o que a/o profissional deve fazer para votar pela internet; quem está habilitada/o a votar; como obter a senha de votação; até quando pode quitar débitos com o Conselho Regional e atualizar os dados cadastrais para ficar apta/o a votar.
Em ‘Documentos’, consta a íntegra do Regimento Eleitoral (Resolução CFP 05/2021), que reúne todas as normas do processo de escolhas das/os futuras/os conselheiras/os do CFP e dos CRP.
Há ainda o ícone ‘Chapas’, onde a/o profissional pode conhecer as chapas e as/os respectivas/os integrantes das candidaturas homologadas pelas comissões eleitorais.
Fonte: Conselho Federal de Psicologia.