[b][i]“Sofrimento Psiquico na Infância: Quando Intervir?”[/b][/i] Este é o tema do Espaço Psi – edição de junho, que ocorrerá na próxima quinta-feira (17) às 20h no Aristo’s Pub - Av. Júlio de Castilhos, 1677.
A palestrante do evento é a psicanalista Elisabeth Guarnier. Com formação em psicanálise infantil e para adultos, ela é sócia-fundadora e diretora da Constructo, instituição que se propõe à transmissão da psicanálise a partir do texto freudiano e do espírito crítico, investigador e criativo que norteou o trabalho de Freud.
Elisabeth mora em Porto Alegre e atua há 20 anos na área. Trabalha com adultos e crianças e ministra cursos de formação de psicanalistas.
No encontro, serão debatidos o sofrimento psíquico na infância, quais os sinais e formas de expressão da criança e as formas de intervenção. A palestrante define sofrimento psíquico como o impedimento da criança em realizar ou fazer uso de todas as suas potencialidades e não somente a manifestação de angústia ou tristeza, por exemplo. “Muitas crianças em idade escolar dão sinais de sofrimento psíquico a partir do fracasso ou de impedimentos em seu processo de aprendizagem. Comum tem sido a medicalização indiscriminada destas situações. Diante disso, temos que adotar uma postura ética questionando sobre o que se passa psiquicamente com o sujeito desse sofrimento e se o mesmo, muito além de medidas que muitas vezes são apenas paliativas, não demanda uma intervenção que de fato possa constituir ou restabelecer as condições para aprender”, explica Elisabeth. O tema da inteligência humana também será abordado.
A palestra é direcionada a pais e professores e público em geral. A psicanalista comenta ainda que é na escola que os sinais do sofrimento psíquico geralmente aparecem.
A promoção é do Conselho Regional de Psicologia – Subsede Serra com a organização da Constructo. A ideia é promover, todos os meses, a interação de profissionais com pontos de vista diferentes abordando temas de interesse do grande público. O evento é gratuito e aberto à comunidade.
[i]Viviane Salvador[/i]