No sábado, 22/10, a Subsede Serra promoveu a Roda de Conversa “Conversando sobre o SUS”, para debater o papel da Psicologia no SUS e como as/os psicólogas/os trabalham hoje. O encontro contou com a participação da psicóloga Graziela Zagonel Picolli (CRP 07/36640) e do psicólogo conselheiro Luís Carlos Bolzan (CRP 07/08530).
Inicialmente foi feita uma introdução ao assunto, resgatando a história do Sistema Único de Saúde, surgimento, princípios e diretrizes, organização, financiamento e estruturação. Foi destacado o tema da relevância do SUS como espaço de atuação para a categoria, sendo a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e a Atenção Básica importantes espaços de atuação que precisam ser ampliados.
Para o conselheiro Luís Carlos Bolzan, o SUS é política pública que tem o caráter de permitir o acesso a tecnologias desenvolvidas pela ciência que são de difícil acesso à população na lógica de mercado, como, por exemplo, transplantes, medicações excepcionais e especiais, tratamentos oncológicos ou mesmo assistência odontológica como implantes e endodontia.
Para a psicóloga Graziela Zagonel Picolli, esse tipo de evento é fundamental para o fortalecimento da Psicologia na saúde pública, sendo essa uma via importante para todas as formas de atuação. “É uma forma de garantirmos um fazer ético, ao passo que propiciamos o acesso de forma universal”, relata.