A Subsede Serra, por meio do Núcleo de Políticas Públicas, promove a Semana da Luta Antimanicomial com diversas atividades alusivas ao Dia da Luta Antimanicomial programadas de 16/05 a 21/05. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para o tema, destacando a importância do cuidado em liberdade e o fim de práticas manicomiais e de exclusão.
Evento no Facebook
Na segunda-feira, 16/05, às 14h, será realizada Roda de Conversa sobre os 15 anos da Lei da Reforma Psiquiátrica – Não ao retrocesso na saúde mental. A roda irá debater s avanços conquistados com a Lei nº 10.216, de 6 de abril de 201, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. A atividade será realizada no Salão de Atos do Centro Educacional Dom Orlando Dotti (Rua Ramiro Barcelos, 276), em Vacaria.
Na terça-feira, 17/05, às 10h, será realizada Roda de conversa sobre saúde mental e práticas de cuidado em liberdade, no CAPS Reviver (Av. Circular Pedro Mocelin, 4683), em Caxias do Sul. A roda terá a participação da psicóloga colaboradora do CRPRS Manuele Araldi, conselheira municipal de saúde de Caxias do Sul e militante da luta antimanicomial. Manuele irá falar sobre o papel da Psicologia nas práticas de saúde mental e do cuidado em liberdade
No sábado, 21/05, trabalhadores e usuários do CAPS apresentam atividades culturais no Parque Getúlio Vargas (Parque dos Macaquinhos), em Caxias Sul, a partir das 14h. Às 15h, será realizada, no local, a roda de conversa “Psicologia, Saúde Mental e Migração”, com a participação do usuário dos serviços de saúde mental Roque Júnior, escritor e pesquisador.
Todas as atividades são abertas à participação da categoria, estudantes e sociedade em geral.
Confira outras atividades promovidas pelo CRPRS pelo Dia da Luta Antimanicomial em crprs.org.br/antimanicomial.