No sábado, 30/08, psicólogos da região da Serra comemoraram o Dia do Psicólogo participando do projeto “A força do diálogo em 40 mobilizações”. O evento, realizado na Subsede Serra, teve início com um com café da manhã de confraternização. Logo após, foi realizado um debate sobre o compromisso social da Psicologia, seguido de ato público pelas ruas de Caxias do Sul.
No evento, a conselheira Zuleika Gonzales falou sobre a importância de se refletir sobre como a prática profissional está comprometida com o mundo. “Não podemos importar conceitos sem considerar o contexto no qual estamos inseridos”, afirmou. Zuleika que apresentou algumas ações do CRPRS contempladas no Planejamento Estratégico do CRPRS 2014-2016, como fortalecer a relação com a mídia e ampliar a influência na formação. “Entendemos que a formação é um lugar privilegiado para debate. É ali que germinamos as discussões do compromisso social da Psicologia”. Outro ponto ressaltado foi a política de descentralização que vem sendo adotada pelo CRPRS, com o objetivo de marcar presença em diferentes regiões do estado por meio do projeto “A força do diálogo em 40 mobilizações”.
Os conselheiros Tatiane Baggio e Eduardo Hoffmann falaram sobre a importância de mostrar à sociedade as diferentes áreas onde a Psicologia está presente. “Precisamos ocupar diferentes espaços de diálogo com a sociedade, como os espaços do controle social, por exemplo”, destacou Tatiane. Para Eduardo, o psicólogo precisa ampliar sua atuação e aprender a trabalhar interdisciplinarmente.
Maria Elisa Carpena, psicóloga, professora titular da Universidade de Caxias do Sul – UCS, participou da atividade propondo uma reflexão sobre as mudanças da profissão nesses 40 anos do CRPRS, relembrando um pouco do histórico da profissão na Serra. “Para que serve a Psicologia? Essa era uma ideia que no início não se sabia. Vejo que essa definição vem mudando sistematicamente pela mobilização do CRPRS e pelos próprios profissionais que estão se inserindo em diferentes espaços. Porém, ainda temos um grande desafio: construir uma identidade da Psicologia que fuja dos compartilhamentos, das especializações. Afinal, somos todos psicólogos”. Para Maria Elisa a graduação pode ser um dos caminhos para trabalharmos o lugar social do profissional e seu compromisso social.
O público participou do debate discutindo a importância de todos os profissionais se apropriarem das atividades promovidas pelo CRPRS e discussões relacionadas ao fortalecimento da profissão. A aproximação do CRPRS com outras instâncias públicas para estimular a inserção do psicólogo nos serviços públicos foi uma das reivindicações do público. “A profissão ainda não é reconhecida em lugares como a Educação, por exemplo. Precisamos mostrar efetivamente que não estamos só nos consultórios. Não podemos aceitar limitações impostas ao nosso trabalho, como, por exemplo, o número de sessões dos Planos de Saúde sendo estipuladas por outros profissionais. Temos que nos apropriar desses espaços”, ressaltou Maria Elisa.
Logo após o debate na Subsede, o grupo saiu em caminhada até a praça Dante Alighieri distribuindo material informativo para a população sobre as diferentes áreas de atuação da Psicologia. A mobilização foi o primeiro ato público promovido pelo CRPRS em Caxias do Sul com o objetivo de divulgar a profissão.
Acesse www.crprs.org.br/dialogo e confira outras atividades que serão promovidas pelo CRPRS pelo estado no projeto "A força do diálogo em 40 mobilizações".