O Conselho Federal de Psicologia (CFP) abre, a partir de 10 de setembro, as inscrições para o IV Concurso de Provas e Títulos de Especialista em Psicologia. Os interessados terão até 10 de novembro para se inscreverem em uma das dez especialidades oferecidas: Psicologia Clínica, Psicologia do Esporte, Psicologia do Trânsito, Psicologia Escolar e Educacional, Psicologia Jurídica, Psicologia Organizacional e do Trabalho, Psicomotricidade, Psicopedagogia, Psicologia Social e Neuropsicologia.
Para obter o título na especialidade requerida, o candidato deverá comprovar experiência profissional de, no mínimo, dois anos na especialização, além de conseguir um número mínimo de pontos na prova. O edital completo será disponibilizado em 1º de setembro, no site do CFP e da empresa Quadrix, responsável pela organização do processo seletivo.
A aplicação das provas está prevista para dezembro e será realizada em 17 capitais: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Florianópolis, São Paulo e Vitória.
A prova para a especialidade Psicologia Hospitalar será aplicada em setembro de 2009, durante o VII Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar.
Pré-requisitos
De acordo com a Resolução CFP nº. 013/2007, apenas os psicólogos inscritos há mais de dois anos nos Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) podem adquirir o título de especialista. Com isso, o CFP pretende promover o reconhecimento e a qualificação profissional do psicólogo.
Além da prova de especialista, os profissionais têm outras formas de obter o título: por meio de curso de especialização credenciado pelo CFP, ou por comprovação de prática profissional por cinco anos (somente para as especialidades a serem reconhecidas pelo CFP).