Com 310 participantes inscritos, entre psicólogos, estudantes e trabalhadores da área da saúde, que garantiram uma participação efetiva e um debate enriquecedor, aconteceu na sexta-feira, 11/09, em Passo Fundo, o Seminário “outras Palavras... diferentes olhares sobre cuidado de pessoas que usam drogas”, promovido pelo CRPRS. Na mesma data e também com forte participação da plateia, o evento foi realizado no Campus II da Universidade Católica de Pelotas. “Estes encontros, que estamos realizando em todo o estado, discutem as estratégias de intervenção baseadas nas diretrizes propostas pela Política Nacional de Álcool e Drogas do Ministério da Saúde”, explicou a psicóloga social comunitária e conselheira-presidente do CRPRS Loiva De Boni Santos. “Nesse sentido, o Outras Palavras se apoia nos pressupostos da reforma psiquátrica, que visa o cuidado em liberdade na perspectiva da autonomia e protagonismo dos usuários”, disse.
Presente ao seminário em Passo Fundo, Loiva destacou a participação da promotora da Infância e Juventude daquele município, que a partir de sua experiência cotidiana mostrou-se convencida de que “hoje é fundamental termos realmente outros palavras e outros olhares sobre a questão do uso de drogas, que aponta para carências de afeto e de assistência adequada, numa sociedade de consumo que reforça o individualismo e a miserabilidade”. Também foram marcantes os depoimentos de militantes como Carlinhos Guarnieri, vinculado ao Ação Rua em Passo Fundo, que é redutor de danos e atua com Terapia Comunitária junto aos meninos de rua; e de Everson, monitor da Casa de Passagem São Francisco de Caxias do Sul, e atualmente estudante de psicologia. A partir de sua experiência, ele frisou que “não existe uma única verdade, cada usuário vai se adaptar melhor a um tipo de intervenção”.
As psicólogas Aline Fernandes e Vanessa Ilha, da Secretaria Municipal de Educação de Passo Fundo, citaram o curso de capacitação à distância promovido pelo Ministério da Saúde, já em sua segunda edição, e cujos princípios já estão sendo aplicados no município. Loiva De Boni Santos lembrou que o “Outras Palavras” é fruto de uma discussão coletiva que vem sendo feita desde 2008, a partir da constatação da ausência de articulação da rede de cuidados e da inadequação dos trabalhadores, que por falta de capacitação, muitas vezes abordam esta clientela de forma reducionista. O que reforça a exclusão, não permitindo a organização e participação do usuário na construção da política pública de atenção integral aos usuários de álcool e drogas, que é o que propõe os princípios e diretrizes do Ministério da Saúde e da OMS para uma Política de atenção integral aos usuários de Álcool e Drogas.
Além disso a conselheira presidente Loiva complementou: “Esses encontros também marcam o processo de interiorização do CRPRS, o que é uma das bandeiras de nossa gestão, procurando uma maior aproximação com acategoria, mas também com a sociedade”
Pelotas
No sul do estado, o “Outras Palavras...” trouxe dezenas de pessoas – psicólogos, assistentes sociais, trabalhadores em saúde – ao auditório do Campus II da UCPel. O Conselho Regional de Psicologia esteve representando pela conselheira Fátima Fischer, que abordou os princípios que orientam a atuação social e os princípios que orientam a categoria para a intervenção nessa área, conforme diretrizes da política Nacional de atenção aos usuários de álcool e outras drogas. À primeira mesa,estiveram presentes ainda o representante do Hospital Espírita de Pelotas, Daniel Martins, e de órgãos públicos e ongs como CAEX, CAPS AD e PRD.
Na segunda mesa de debates, à tarde, houve a participação do promotor da Infância e Juventude Pelotas, José Olavo Passos, de Carolina Meirelles, coordenadora regional de saúde mental da 3ª. CRS, e da coordenadora de Saúde Mental do município, Raquel Gehrke. Uma grande roda de conversa reuniu ainda representantes de órgãos como o CRESS e a ong Gesto, com todas as pessoas presentes. “O mais importante foi que os representantes de diferentes setores e órgãos que estão envolvidos nesta área puderam se encontrar e conhecer os demais membros desta grande rede de atendimento, gerando muitas discussões coletivas”, avaliou a psicóloga Melissa Classen, coordenadora da SubSede Sul do CRPRS. “Apostamos e temos certeza de que esta troca de experiências e conhecimentos, proporcionados pelo Outras Palavras... vão gerar muitos bons frutos, por todo o Estado”, afirmou ela.