Devido a inúmeros questionamentos que vem recebendo, o CRPRS organizou uma lista de perguntas e respostas com as principais dúvidas sobre a vacinação contra a Covid-19. O material foi elaborado com base nas informações divulgadas pelos órgãos competentes e tem o objetivo de orientar as/os psicólogas/os.
O
CRPRS É RESPONSÁVEL PELA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19?
Não.
São os gestores municipais e secretarias municipais de saúde os responsáveis pela
organização e distribuição das vacinas e pelo cronograma de vacinação em sua
cidade. Os conselhos profissionais não possuem ingerência alguma sobre a gestão
da campanha de vacinação. Eventualmente os conselhos podem ser acionados pelos
Municípios para colaborar com informações (como, por exemplo, o número de
profissionais cadastrados com endereço em um município específico) para que
possam dimensionar o quantitativo de doses a serem reservadas para
psicólogos/as naquele local.
AS/OS
PSICÓLOGAS/OS RECEBERÃO A VACINA?
Conforme a Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 287, de 8 de outubro de 1998, a Psicologia está elencada como uma das 14 profissões da área de saúde – independente do local ou setor de atuação profissional. O Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 e, por consequência, o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19 preveem a inclusão de todas/os as/os profissionais de saúde nos grupos prioritários para receber a vacina. A Resolução nº 25/2021-CIB-RS estratifica as/os profissionais da saúde por área de atuação, indicando uma ordem para a vacinação em 13 fases de acordo com o a realidade do contexto de atuação das profissões. Ou seja, a previsão é de que todas/os as/os psicólogas/os estejam contempladas/os na oferta da vacinação. Porém, isso dependerá do quantitativo de vacinas disponíveis e da forma como se dará essa distribuição, de acordo com a análise dos gestores municipais, a depender do contexto local. Por isso tão difícil dizer quando, na prática, todas as profissões da saúde estarão totalmente vacinadas.
ONDE
PODEREI SER VACINADA/O?
Isso
muda de município para município. Por esse motivo, é preciso checar com a
Prefeitura e/ou Secretaria de Saúde de sua cidade.
NO
MEU MUNICÍPIO JÁ HOUVE OFERTA DE VACINA PARA PSICÓLOGAS/OS, MAS PERDI A DATA DE
VACINAÇÃO DA PRIMEIRA DOSE. O QUE EU FAÇO AGORA?
Se
você perdeu o prazo para vacinação em seu município, procure imediatamente a
Prefeitura ou a Secretaria de Saúde da cidade onde você mora para ser
orientada/o.
RECEBI
A PRIMEIRA DOSE. QUANDO PODEREI TOMAR A SEGUNDA DOSE DA VACINA?
Isso
depende de orientação da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde de seu
município. Todos que já foram vacinados na primeira etapa devem acompanhar as
atualizações diárias nos veículos de comunicação locais para tomar conhecimento
sobre datas e postos de vacinação.
QUAIS
SÃO OS DOCUMENTOS QUE DEVO APRESENTAR PARA SER VACINADA/O?
Deve-se verificar quais os documentos exigidos junto aos gestores públicos de sua cidade (Prefeitura e/ou secretaria municipal de saúde), pois isso pode ter variações. Sugerimos, para a 1ª dose, a apresentação de documento de identidade profissional (CIP) ou certidão de regularidade de inscrição (que pode ser obtido no site do CRPRS, pelo link
www.crprs.org.br/meucrp). Já para a 2ª dose, é necessário apresentar a carteira de vacinação, com o registro da primeira dose aplicada.
O QUE O CRPRS ESTÁ FAZENDO PARA GARANTIR A
VACINAÇÃO?
- Posicionamento ético do CRPRS: a Psicologia é, e sempre foi, essencial no enfrentamento à Covid-19 e suas consequências e reforça que a vacina deve ser para todas e todos, respeitando a fase que está definida no plano estadual de vacinação.
- O Conselho tem atuado respondendo a demandas das autoridades sanitárias de municípios quando solicitado, como foi o caso de Porto Alegre, com a solicitação de listagem de profissionais com registro ativo para subsidiar o planejamento das ações das Secretarias Municipais de Saúde.
- Participou da ação de vacinação ocorrida em 06/02/21, na AMRIGS: O CRPRS foi contatado para auxiliar na sistematização e agilização do processo de imunização. Foi informado que havia limitação de doses e solicitação de priorização de idosos (informado verbalmente que havia 500 doses para vacinar psicólogas/os, considerando os grupos prioritários e a Resolução CIB 07/2021 do Governo do Estado. Por isso, encaminhou listagem com todos os 544 psicólogos e psicólogas com 70 anos ou mais, com registro profissional ativo e residentes no município de POA/RS (assim, na data de 06/02, foram vacinadas/os apenas psicólogas/os que preenchiam esses critérios).
- Em 09/02, o conselho enviou ofício com a relação completa de psicólogas/os com registro ativo, residentes em Porto Alegre, para a Secretaria Municipal de Saúde para fins de subsídio da autoridade sanitária na organização de novas etapas de vacinação dentro da área de competência e abrangência da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
- O CRPRS, junto a demais entidades que compõem o movimento VacinaSUAS, participou de reunião em 11/02 com o secretário chefe da Casa Civil Adjunto, quando foi entregue carta ao Governo do RS para inclusão das/os trabalhadoras/es da Assistência Social no Plano Estadual de Vacinação para a Covid-19.
- O CRPRS participou, em 24/02/2021, de reunião na Assembleia Legislativa do Estado do RS, em que a Secretaria de Estado da Saúde do RS apresentou dados sobre o andamento da vacinação no estado.
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE VACINAÇÃO EM PORTO ALEGRE - Fone: 156
- Aplicativo #EuFaçoPOA, exclusivo para celulares e tablets
- 156Web, que oferece ainda LiveChat para esclarecimento de dúvidas
- 156poa@portoalegre.rs.gov.br
- ouvidoria@sms.prefpoa.com.br
- WhatsApp pelo número (51) 99388-0881 e 3289-2656
- facebook.com/saudepoa
- instagram.com/saudepoa
- twitter.com/saudepoa